Green Book
Peter Farrely
2018
Filme
7 em 10
Inspirado numa história real, Green Book baseia o seu nome no guia turístico que indicava onde os negros podiam ficar hospedados no sul dos Estados Unidos, numa época em que a luta pelos direitos civis ainda só se iniciava.
Um tipo descendente de italianos, meio rufia, meio ligado à máfia, meio não sei quê, é contratado por um misterioso "Doutor" como motorista. Vem-se a saber que esse "Doutor" é Doc Don Shirley, um talentoso e famoso pianista de música contemporânea. Que vai fazer uma tour pelo "Deep South". E que é... Negro.
Em oposição às intervenções racistas que vão injustiçando o par ao longo do filme, desenvolve-se uma relação entre as duas personagens que se vem a tornar numa grande amizade. Se o motorista ensina sobre a pobreza e a sinceridade ao artista, o artista ensina a arte de bem falar, de bem vestir e de bem socializar. E assim as personagens crescem e mudam a cada momento difícil, aproximando-se mais uma da outra e encontrando um ponto em comum: a música, o talento, o respeito pelo outro.
Gostaria de deixar uma nota para a extraordinária banda sonora. Não tenho a certeza se o actor era também o intérprete, mas se assim for é algo de fabuloso!
Forte candidato aos Oscaros, vamos ver até onde o filme consegue chegar.
Sem comentários:
Enviar um comentário