Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

6.8.15

Cyborg 009: The Cyborg Soldier

Cyborg 009: The Cyborg Soldier
Kawagoe Jun - TV Tokyo
Anime - 52 Episódios
2001
6 em 10

Remake de série dos anos 60, esta versão de Cyborg 009 ficou popularizada por passar na Cartoon Network na década passada. Esperava muito pouco dela, mas foi uma surpresa interessante.

Conta a história de nove cyborgs experimentais, pessoas com alterações a vários níveis que lhes conferem certos poderes e daqueles que os perseguem tendo em vista a sua destruição. É uma história muito simples, dividida em arcos, cheia de acção. A narrativa não está especialmente bem feita, variando espectacularmente de cada vez que mudamos de arco, e aparece apenas de forma a introduzir uma série de personagens, para além dos nove cyborgs que já conhecemos.

Este é o lado mais curioso do anime: os personagens. São muitos, e muito variados, tendo em si uma série de questões e dúvidas sobre o significado de se ser humano, aproveitando para falar de outros aspectos fascinantes, como a necessidade de lutar e da guerra. Achei apenas que teria feito falta haver um pouco mais de pessoas "reais": à medida que o anime se vai desenvolvendo, descobrimos que praticamente todos os intervenientes, que vão aparecendo e desaparecendo, são também cyborgs. Senti que se houvesse mais seres humanos não robotizados, os factores colocados em debate teriam tido toda a uma outra intensidade.

Surpreendentemente, a arte está bastante boa. Existem cenas de acção muito bem animadas e muito interessantes, sempre com um toque de comédia, sendo que os designs se mantêm puros em relação ao estilo original dos anos 60.

Devido a vários factores acabei por ver bastantes episódios com a dobragem americana, que me pareceu bastante satisfatória. De resto, a música e um pouco repetitiva e bastante vulgar, adicionando muito pouco em termos de efeito emocional.

Um anime interessante, mas creio que teria preferido ver o original. Eu sei que nunca o vou encontrar disponível, é do tempo do preto e branco...

Sem comentários:

Enviar um comentário