Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

16.8.15

What Happened Miss Simone?

What Happened Miss Simone?
Liz Garbus
Filme
2015
7 em 10

Como o Qui queria conhecer um pouco mais sobre Nina Simone, vimos este documentário. Eu sabia pouco ou nada sobre esta senhora, tendo muito pouco conhecimento sobre as músicas. Este documentário foi, então, de certa forma esclarecedor.

Fazendo uso de diversas entrevistas a conhecidos e amigos, ficamos a conhecer Nina Simone desde o tempo em que ela ainda não tinha esse nome e sonhava ser pianista clássica. Após muito estudo, tudo correu mal, devido à segregação racial que então se fazia sentir nos Estados Unidos. Por um golpe de sorte (ou azar) ela foi descoberta por um militante do jazz e apresentou-se num festival, de onde acabou por nascer todo o seu sucesso.

Ficamos a saber as voltas que a sua vida deu, a infelicidade de ter um marido psicótico e o seu envolvimento na luta pelos direitos civis. Mais tarde, descobrimos que há mais nela para além do que se passava no palco, sendo uma pessoa de extremos e de arranques de humor que acabam por se tornar problemáticos. O filme faz notar que dentro desta pessoa havia uma grande quantidade de demónios a ser batalhados, mas não explora muito bem a natureza destes problemas. Refere todos os seus lados negros, mas acaba por delegar a "culpa" deles no marido violento e numa doença pouco esclarecida. Nesse aspecto, gostaria que tivessem falado um pouco mais na dimensão da doença, que acaba por ficar desconhecida.

Também me pareceu que muitas das entrevistas, sobretudo as da filha, estavam pré-escritas, havendo muito pouca naturalidade nestes factos e podendo mesmo haver uma falsificação dos relatos para se adequarem à imagem que a produção gostaria de mostrar.

Por outro lado, o filme - um pouco longo - está recheado de excelentes exemplos musicais, gravações de todas as épocas da vida da artista que demonstram perfeitamente o seu poder enquanto cantora e performer, a sua capacidade extraordinária para cantar, a técnica perfeita e muito original de tocar e todas as coisas que encantaram o público na sua época.

Fica, por isso, um exemplo. A música que mais gostei. Irei também procurar alguns albuns, para ficar a conhecer melhor a pessoa :)


Sem comentários:

Enviar um comentário