Horácio
Novo Núcleo Teatro, FCT - A partir dos textos: “O Horácio”, Heiner Müller, “Os horácios e os curiácios”, Bertolt Brecht e “Horácio”, Pierre Corneille
2018
Teatro
Fomos ver esta peça inserida na Mostra de Teatro de Almada 2018. Ia com as expectativas um pouco em baixo, devido a algumas conversas anteriores com outras pessoas, mas acabei por ficar muito surpreendida e gostar imenso desta peça!
A partir de um conjunto de textos que exploram o mito de Horácio e Curiácio, seis actores e um cozinheiro repetem um conjunto de ideias até uma quase náusea. Os dois oponentes, horácios e curiácios, repetem-se uma e outra vez numa coreografia de movimentos e ideias, até o espectador deixar de saber quem é quem: quem tem razão, quem está no lado do bem, quem é o horácio.
Através de movimentos exactos e marcações no espaço que nos remetem para uma série de imagens geométricas, observamos esta guerra de Roma em busca de uma conclusão desesperada, em busca de saber quem é quem, quem está do lado do bem. Mas a conclusão, inusitada e divertida, mostra-nos que mais importante do que obter uma filosofia é contar uma história e contá-la de muitas maneiras.
Um exercício fascinante de texto e corpo, que demonstra uma grande capacidade de todo o grupo e todo o esforço que deve ter sido exercido nos seus ensaios. Ficam de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário