A Minha Europa/My Europe
Produções Acidentais
2017
Teatro
Inserida na Mostra de Teatro de Almada, apesar de já ter andado a correr mundo nos últimos tempos, "A Minha Europa" é uma peça num formato que nunca tinha visto: teatro documental. Espectáculo bilingue, apresenta-nos dois actores de diferentes nacionalidades mas que têm algo em comum: são europeus.
Esta peça fala, então, de uma memória colectiva do que é a Europa e do que é a emigração. Remetendo-nos a memórias pessoais de um passado não tão longínquo, de uma infância fantástica plena de pobreza (o que, de certa forma, é um pouco exibicionista) e do interesse pela viagem e pelo outro país.
O encontro entre os dois actores faz-se apenas no palco pois as suas histórias não se interligam de forma alguma, com excepção dos emigrados (expatriados) dos dois países.
De todos os modos, é uma importante reflexão sobre os nomes dados a cada tipo de situação e sobre a comparação entre a pobreza portuguesa e a riqueza dos pobres ingleses. Ainda assim, o manifesto do "não temos nada" acaba por passar um pouco burguês e nada realista.
Sem comentários:
Enviar um comentário