28.6.17

Nitaboh

Nitaboh
Nishizawa Akio
Anime - Filme
2004
5 em 10

Baseado numa história real, este filme mostra-nos como Nitaro, um jovem que ficou cego na infância, vence todas as circunstâncias na sua ânsia de se dedicar ao shimasen e à sua música. Temos uma premissa interessante, mas infelizmente este filme falha em diversos aspectos técnicos.

Para começar, a narrativa está estruturada de uma maneira muito amadora, sendo que o filme é quase episódico, passando numa sucessão de pequenas sequências com uma edição deficiente na sua transição. Para além do mais, os personagens são pouco identificáveis e têm uma caracterização mínima, pelo que se perde em absoluto a dimensão do conflito entre uns e outros e mesmo dentro dos próprios. Existem algumas confusões na sucessão do tempo (por exemplo, de onde veio aquele bebé?)

A animação é muito simples, com designs um pouco repetitivos, sendo que o filme se dedica sobretudo a mostrar cenários e paisagens. Infelizmente, estas não possuem grande detalhe ou profundidade, para além de que muitas vezes é utilizado um CG muito evidente (sobretudo em cenas aquáticas).

O único ponto realmente positivo deste filme será, sem dúvida, a música. Os dois solos de shimasen no final valem pelo filme inteiro, sendo que a forma como a música se envolve nos personagens é verdadeiramente emocionante. Apesar disto, temos muitos temas que não se coadunam bem com a época e com o ambiente em que estamos.

Não recomendaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário