30.6.17

Like Father Like Son

Like Father Like Son
Hirokazu Koreeda
2013
Filme
6 em 10

Queríamos ver um filme Japonês recente, mas havia muito pouco por onde escolher. A nossa escolha recaiu sobre premiados de prémios europeus, de onde costumam vir coisas interessantes. Calhou-nos este, mas foi um pouco desapontante.

Uma família descobre que o seu filho de 6 anos foi trocado à nascença no hospital. Como é que irão lidar com a situação? É um tema delicado e forte, abordado de uma maneira muito neutra, sem mostrar muito de ambos os lados. O filme parece focar-se sobretudo na relação de um dos pais com o seu filho, que não corresponde ao seu ideal (quer o de antes quer o de depois da troca). 

Portanto, nesse campo, o filme acaba por falhar o pé, pois a carga emocional de todos os personagens não é devidamente transmitida e todos parecem estar ligeiramente indiferentes aos acontecimentos, excepto- talvez - as crianças. Para além do mais, os actores fazem um trabalho demasiado naturalista, o que acaba por cair em exagero na parte final, retirando muito do realismo.

Gostei muito, no entanto, da forma como algumas sequências estão filmadas. São perespectivas discretas e intimistas, como um olho vigilante que estivesse escondido por trás de um pano.

Ainda assim, parece-me uma boa abordagem de um tema difícil.

Sem comentários:

Enviar um comentário