27.8.12

Marina

Marina
Carlos Ruiz Zafón
Romance
1999

Mais um livro de Bookcrossing! http://www.bookcrossing.com/journal/11221898 Obrigada!

Um livro que se lê muito bem, história misteriosa e meio paranormal passada na Barcelona dos 80s. Oscar conhece uma misteriosa Marina e vive com ela uma aventura aterrorizante que envolve marionetas e zombies. A história, por si só, não é nada de novo. O interessante é o estabelecer da relação entre os dois jovens, Oscar e Marina, e o seu culminar trágico.

No entanto, existem alguns pontos neste livro que não me agradaram muito. Nomeadamente o retrato de Barcelona e a situação da história no tempo e no espaço. Parece tudo demasiado improvável, sem factos reais que nos façam realmente acreditar que estas coisas aconteceram. Não parece ter havido uma pesquisa muito detalhada, sendo que todos os lugares retratados parecem ter vindo de simples memórias. Isto será agradável para o autor, mas para quem só conhece Barcelona no Verão (e muito pouco dela, já agora) torna-se muito incompleto e tira credibilidade à história que, por si só, tem muito pouco fundamento. Além disso estive o tempo todo a tentar lembrar-me que cancro sanguíneo faria cuspir sangue e não me lembro de nenhum.

Também achei que o desenvolvimento do mistério foi um pouco básico demais e pouco provável. A dama poderia ter ido falar com ele primeiro, imediatamente, e ter contado toda a história em vez de o ter feito passar por uma série de pessoas que em pouco ou nada ajudaram.

É uma leitura agradável apesar de tudo. Obrigada por me emprestarem este livro!

Sem comentários:

Enviar um comentário