BLACKkKLANSMAN
Spike Lee
2018
Filme
7 em 10
Fomos ao cinema em busca deste filme: o trailer deixou-me fascinada!
Um jovem negro entra para um departamento de polícia onde, após algumas complicações, o deixam ir para o serviço de agentes undercover. Da forma mais improvável possível, este jovem inexperiente encontra-se infiltrado dentro dos anais do Klu Klux Klan. E agora?
Este filme é uma forte mensagem para a actualidade, uma espécie de reflexão do autor sobre a situação que a comunidade afro-americana tem sofrido sob o regime neo-fascista vigente hoje no seu próprio país. Essa mensagem, tanto mais reforçada pela improbabilidade da história que está a ser contada, é especialmente pungente nos discursos de ódio proferidos ao longo do filme, em oposição à frieza dos agentes que não podem nunca deixar cair a sua máscara.
Fazendo recurso a várias técnicas divertidas de filmagem e edição, temos um filme fiel às suas origens e também uma espécie de homenagem ao passado cinematográfico protagonizado pelas estrelas dos filmes: BLACK
Também a música, guarda roupa e a própria interpretação dos actores nos remetem para este passado, que não é assim tão remoto, enchendo o campo de visão da referência funk e pop da época em assim caracterizando na perfeição as acções.
Apesar de dizerem que a história é real, fiquei bastante desapontada com o final. Penso que poderia ser mais positivista, apesar dessa não ser a realidade. É uma dúvida que fica mas, ainda assim, recomendo bastante que vejam este filme!
Sem comentários:
Enviar um comentário