Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

17.12.12

Nihon Sekai

Nihon Sekai

Vou iniciar este comentário, ao evento Nihon Sekai, revelando algo sobre mim. Todas as vezes que há um evento e eu vou participar no concurso (que é praticamente sempre) eu digo "não vou sair". Mas depois vou sair e, como essa é a minha sina, vou a Almada. Então eu digo "volto no barco da meia noite e quarenta". Mas não volto. Então digo "volto no barco da uma e vinte". E quando dou por mim são cinco da manhã.
E assim começou o dia, com três horas de sono e uma fabulosa quebra de tensão (que teve como recompensa a minha irmã fazer-me o pequeno almoço). De uma forma ou de outra lá me consegui arrastar até Sete Rios para apanhar o comboio.

Durante a viagem pareceu-me que estava a ir para o fim do mundo.

Coisa muito boa aconteceu de haver um piquete na estação dos comboios da Azambuja para nos levar até ao evento. E dou graças ao senhor por ele lá estar, ou então ainda estaria a esta hora perdida na Azambuja à procura do evento. Para quem sabe o caminho é uma coisa por demais simples, mas para quem desconhece a área seria impossível.

O espaço não era muito grande, mas era agradável. Estava limpo, as coisas estavam bem distribuídas, havia uma parte exterior coberta (onde estava o palco), casas de banho limpinhas e com fechaduras, um jardinzeco ao lado para tirar umas fotos de cosupure. A única coisa bizarra é que o espaço, que tem algo que ver com campinos, estava totalmente fora do contexto de um evento de cultura pop Japonesa. Observem estas fotografias para o constatar:



Lojas não havia, mas havia algumas bancas de coisas mais artesanais (artesanato pop japonês, se é que podemos caracterizar desta forma) Tinham coisas bem interessantes e divertidas. O phone strap que comprei neste evento é uma colher. Infelizmente não havia nenhuma banca com artistas a fazer desenhos: queria estrear o meu novo caderno-dos-eventos. Foi uma ideia que li algures, que consiste em encomendar um desenho a um artista na folha de um caderno e fazer uma colecção, à la livro de recordações.

Não assisti a nenhum workshop, pois nenhum me interessava realmente (não sei desenhar uma linha recta com uma régua, logo manga está fora de questão; pela mesma razão, origami também; Magic fascinou-me quando eu estava na quarta classe, agora já não; Japonês - dado pela minha amiga Ana - é coisa que eu já tenho vindo a aprender há alguns anos) No entanto, segundo consta, estavam bastante concorridos. O local onde eram dados também estava bem pensado.

Cheguei mesmo em cima da hora do almoço, mas não comi nada do que havia no evento. Tenho estado a formar este hábito económico de trazer comida de casa. Pelo que vi no menu havia alguma variedade, pelo menos mais coisas além do famoso ramen de pacote. E as coisas eram bem baratas, o que é novidade! E havia café! Oh, como eu gostei de vocês nesse momento! ;-;

De resto, nada havia para fazer sem ser dançar as músicas que iam passando e cantá-las. Não atenderam ao meu pedido de passar o 10.000 Anos Depois Entre Vénus E Marte na íntegra. Mas ainda assim valeu a pena. Pelo convívio com todas essas pessoas deste colorido universo que eu só vejo nos eventos. Bebemos umas médias, fartámo-nos de partilhar histórias de vida e de coisas que acontecem neste mundo às cores, falámos do estado da nação, rimo-nos forte e feio e, em resumo, esparvoámos como gente grande. E por isso, diverti-me. E por isso valeu a pena.

Mas falemos do que me levou ao evento!

Concurso de Cosplay

Já tinha tudo planeadérrimo e ensaiadíssimo desde há coisa de três semanas quando na página do evento no Facebook me atiram com um balde de água de nascente: o concurso passa a ser desfile, por falta de aderência. Como é compreensível, as minhas antenas entram todas em parafuso e eu armo uma barraca gargantuesca no Facebook. Mas depois entendemo-nos todos e a conclusão é que eu posso ir fazer a minha cena à mesma! :) Acho apenas, como já tinha dito por mensagem privada, que podiam ter trocado a ordem dos eventos, isto é, falar primeiro aos que estavam inscritos (vulgo, eu) e só depois fazer o anúncio. Mas tudo na boa, vamos lá! Além de mim só um grupo fez skit e por isso vou comentá-lo só a ele, ok? ;) E a mim própria, que não se pode escapar a si próprio!

Éramos precisamente cinco pessoas neste concurso. Duas delas formavam um grupo. Isto deixa-me extremamente triste, porque raio é que havendo tanta (por assim dizer) gente de cosplay quase ninguém vai ao concurso? Nem precisavam de fazer skit...



Ora bem, um dos meus grandes sonhos era cantar o fado em cosplay. Andei durante uns tempos meio doida à procura de uma música para a MEIKO para este concurso e de repente fez-se luz! Para um vocaloid bêbado, há coisa melhor que uma música sobre vinho? Além de que eu adoro vinho! Por alguma razão há um deus do vinho e não há um deus do vodka nem do sake nem do whisky! Acho que correu bastante bem, mas sei que podia ter exagerado um bocadinho mais na bebedeira. Note-se que o vinho era real e que a parte que lhe faltava foi bebida lá fora. Dentro do evento não entrou uma gota dele na minha boca, excepto durante a performance. Ah e sim, não estava bêbada. Estava com um speed enorme (acontece-me quando durmo pouco), mas nada devido a efeitos psicotrópicos. Enfim, com isto ganhei o Segundo Prémio! Yaaay! =D Foi um Vale de 10€ na loja kami!kami, mas ainda não sei o que vou comprar.

Em falta do vídeo, fica aqui uma foto vossa. Bonita!

Vi de ladex. Conceito muitíssimo interessante e execução bastante boa. Imprimia uma certa nostalgia. Achei apenas que podia ter havido maior intenção e tensão no gesto e que se calhar ficaria um pouco melhor se a sincronização fosse mais firme. De resto, muito bom, adorei os vossos fatos e... Parabéns pelo primeiro prémio!

Por acaso no seio das pessoas com quem passei a tarde estava o juri. Fartámo-nos de gozar com isso. Foi muito pouca gente, mas não foi um mau concurso. Apenas duas coisas: as regras estavam copiadas ipsis verbis das regras da AmadoraBD o que é, de certa forma, estranho. E ficámos sem palco, porque a banda estava já com tudo montado. Por um lado ainda bem, o palco era de madeira não polida e podia ter-me magoado durante o skit.

Falando em cosplay, e que tal umas...

Fotos

Tentei tirar foto a todos os cosplayers que estavam no evento, mas não consegui apanhar creio que dois. Mas fica aqui o resto! Isto foi novidade, eu não costumo levar a máquina fotográfica (ela tem uma personalidade desviada). A qualidade das fotos não é nenhuma maravilha, porque eu sou incapaz de tirar uma foto focada. Se alguém quiser a foto maiorzinha, diga que eu mando! :)


 Isto é um pokémon!

 Esta foto vai para um amigo meu super-fã desta cena!


 Toda a MEIKO tem de ter o seu KAITO...
(Nesta foto dá para ver que estou gorda que nem uma capivara. Existem várias teorias sobre o porquê, nomeadamente o facto de eu andar a comer desembestadamente a toda a hora, de um medicamento que eu ando a tomar dar fome, de eu me ter transformado realmente numa capivara sem ter dado por isso... Bem, não interessa. A partir de Janeiro vou correr e transformar-me numa elegante gazela.) 


 Há mais um menino na foto, mas ele não queria aparecer, então escondeu-se. Mas tinha o cabelo fixe...






 Photobomb!

No final, já estava morta. O cansaço finalmente bateu e bateu bem forte. Ainda vimos o concurso de AMVs, que tinha só dois concorrentes. Houve um qui-pro-quo com um dos vídeos, que devia estar corrupto porque não passou até ao fim. Solução seria um teste antes, mas imagino que não se pudesse, para não spoilar. Eu creio que nunca tinha visto um AMV na vida e, ao contrário do que estava à espera, achei bem interessante. Acho que vou começar a explorar mais esse mundo.

Não chegámos a ver o concerto dos Roku Beat, mas disseram-me muito bem deles e explicaram-me a criação da banda e todas essas coisas. Por isso fui pesquisar e deixo-vos aqui um exemplo:

 
Mas acho que a vocalista já não é a mesma, não consegui encontrar vídeos com a nova... :<

Em resumo... Um dia muito bem passado! Bem, atrasou-se tudo e só cheguei a casa às nove da noite... Mas um dia bem passado! Não falei muito com a organização, mas foram muito disponíveis quando se estavam a ajustar as situações para o concurso. No geral, bem organizado e um sucesso. A uma escala pequenina, mas ainda assim um sucesso. Continuem!

Nota: na volta, de comboio, fui com a Ana e os seus dois alunos. Eles estiveram a falar-nos de Naruto e aquilo visto da perspectiva deles até parece ser interessante! Hei-de ver, no dia em que acabar. 

 

3 comentários:

  1. MEIKO!
    ENCONTREI-TE!!!!
    Eu era a LUST!!!
    Adorei o teu skit! Podes dar-me o link para o video no youtube? E mandar-me as fotos maiorzinhas?
    Daqui a nada posto também as minhas no face (procura Raquel Coelho na página do Nihon Sekai).
    Beijokas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yaay! O link do tubo é: http://www.youtube.com/watch?v=t44PwULGnN0&feature=share

      Dá-me o teu mail para te mandar as fotofotos! ;)

      Eliminar
    2. Pede no FB e dou-te o email ^_^
      Jinhos!

      Eliminar