Rashomon
Akira Kurosawa
1950
Filme
8 em 10
Três viajantes protegem-se da chuva num templo abandonado e partilham uma história de que ouviram falar. É a história mais perturbadora de que vamos ouvir falar nos próximos tempos: uma mulher foi violada e o seu marido assassinado. No julgamento ouvimos as três versões, a do bandido, da mulher e a do espírito do morto. Qual será a verdadeira?
Filmado com uma mestria inconcebível para época (até o sol Kurosawa filma!), este é um filme extraordinário, em que cada versão da história nos mostra mais sobre as personagens, mudando-as e transformando-as e dando mais coerência a cada uma destas pessoas, a esta realidade do acontecimento até chegarmos à versão verdadeira. Os actores transformam-se verdadeiramente de versão em versão, e nem tudo o que parece ao início é real.
A forma de contar a história é revolucionária, uma nova forma de fazer cinema para a época, e o detalhe dado aos cenários e roupas, à forma como os actores contam a história ao espectador e não uns aos outros, torna todo o filme quase que íntimo, como se nós estivessemos lá com eles.
Foi um filme que me surpreendeu do início ao fim, e que recomendo vivamente.
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