Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

19.2.19

Margarita e o Mestre

Margarita e o Mestre
Mikhaíl Bulgákov
1966
Romance

Um dos meus livros preferidos da adolescência regressou às minhas mãos! Fiquei muito feliz por o ler de novo!

Para mim, este é um exemplo do quão brilhante pode ser um livro. A história que conta é, sem qualquer dúvida, estranhíssima. Mas a forma como está contada, ainda mais estranha, torna esta aventura de demónios, de Margarita e do Mestre numa viagem demasiado intensa para os corações mais fracos.

Agora que o leio com mais idade e, talvez, mais conhecimento, vejo que existem muitos detalhes que se ligam à situação política da Rússia da época. De forma discreta, colocando os seus personagens nas situações mais inusitadas, Bulgákov faz um paralelismo com o terror que se vivia na altura que, não sendo induzido por forças demoníacos, não deixa de ser igualmente maléfico.

Com muito humor, assistimos impassíveis mas emocionados às falcatruas dos demos, sem poder ajudar as vítimas mas com a capacidade de nos rirmos da sua infelicidade. Já Margarita e o MEstre, o seu final é triste, belo e comovente. Emocionou-me muito.

Mantém-se na lista de favoritos e vai ser difícil tirá-lo de lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário