Burning
Lee Chang-dong
2018
Filme
6 em 10
Uma adaptação coreana de um conto de Haruki Murakami. Temos de dar a mão à palmatória: o filme lembra muito um livro de Murakami. Nesse aspecto, podemos dizer que é uma excelente adaptação (não li o original). Por outro lado, tem todos os defeitos a que o autor já nos habituou.
Um rapaz encontra uma rapariga que era colega da escola e envolve-se com ela. Entratanto, esta dá-lhe a conhecer um tipo muito estranho. Depois acontecem coisas que não direi para não estragar quem tiver vontade de ver o filme. Mas posso dizer que, tal e qual como Murakami faz, esta narrativa perde-se no tempo, perde-se no espaço, tem falhas graves na estrutura e na lógica. Para além disso, o filme deixa uma série de pontas soltas e de questões não respondidas que, dando o desconto de não termos de saber tudo, soam mais a "não sei o que acontece às personagens e confesso que nem me tinha lembrado disso".
De resto, temos um ambiente de thriller que funciona bastante bem, excepto o facto de que o mistério nunca vem a ser revelado. Os actores são medianos dentro dos papéis estranhos que lhes deram. Existe um foco exageradíssimo nos actos de masturbação, que não contribuem em nada quer para a história quer para o desenvolvimento da personagem.
Tem um gato fofinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário