Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

18.3.18

Yoru wa Mijikashi Arukeyo Otome

Yoru wa Mijikashi Arukeyo Otome
Yuasa Masaaki - Science SARU
 Anime - Filme
2017
6 em 10
 
Antes que me digam que "ah, tu não percebes o hip-hop", deixem-me adiantar que adoro muitos dos filmes deste autor. Mas este... Este não é bom.
 
Uma rapariga anda pela noite descobrindo coisas e bebendo copos. Atrás dela vêm os seus novos amigos e o seu apaixonado, e tudo culmina na apoteose. Tudo bem, podemos admitir isto. Mas este anime sofre de um problema grave que já era frequente em outros animes do autor: o pretensiosismo barato de quem não tem uma história para contar e, por isso, a disfarça sob um manto de energia simbólica que, no fundo, acaba por não significar absolutamente nada.
 
A narrativa não parece seguir uma linha temporal. Isto poderia ser uma coisa boa mas, no caso, parece apenas que o autor se foi lembrando de fazer a história do anime à medida que o ia fazendo. Isto faz com que cada um dos arcos esteja completamente desconectado do que vimos anteriormente, com graves consequências para o (aliás fraquíssimo) desenvolvimento dos personagens.
 
O que me custa mais, no meio disto tudo, é o esforço hercúleo para trazer uma moralzinha absolutamente infantil à narrativa do filme: somos todos amigxs, somos nakama, uuuh Foi tão ridículo que só por isso pensei em dar uma nota pior ao filme.
 
Infelizmente, seria injusto fazer isso. Porque, admitamos, a animação é primorosa. Cheia de coisas estranhas, designs absurdos, com uma paleta de cores muito variada dentro do tema nocturno, este filme é um festim para os olhos. Uma pena que seja estupidamente básico.
 
Dizem muitos, também, que o anime é revolucionário por ser um musical. Isto é uma mentira, porque já houve outros animes no mesmo formato, desde os anos 90 (que eu tenha conhecimento). As músicas não são de todo boas ou interessantes e parecem existir apenas para trazer um efeito cómico que, infelizmente, só funciona de vez em quando.
 
Talvez o desapontamento do século.

Sem comentários:

Enviar um comentário