Melhor é Impossível
James L. Brooks
1997
Filme
7 em 10
Apanhámos este filme na televisão e, como eu nunca o tinha visto até ao fim, aproveitámos a boleia.
Melvin é um escritor. Melvin tem um distúrbio obsessivo-compulsivo. Melvin não faz exactamente uma vida normal e Melvin é uma pessoa absolutamente execrável e insuportável. Mas será que conseguirá abrir o seu coração?
Um filme de enganos e reencontros, em que o principal foco é este personagem, esta pessoa impossível de aturar, que tem sempre algo de negativo, violento e destrutivo para dizer. É a sua evolução, de pessoa horrível para pessoa tolerável, em que vamos trabalhando ao longo do filme. O realismo do personagem é absolutamente transmitido por Jack Nicholson, que leva a outro patamar este papel, tornando aquilo que poderia ser uma fantasia estereotipada de um qualquer boneco, numa pessoa puramente humana, cheia de sentimentos e de vontade de melhorar de forma a conseguir fazer uma vida normal.
O filme tem tanto secções perfeitamente hilariantes como partes em que nos sentimos realmente incomodados pelo exagero da agressividade de Melvin. Não consigo dizer que este filme seja uma comédia (algo que pensava antes de o ver). Para mim, é mais um estudo de personagem em que temos de rir de algumas partes.
Gostei bastante e fiquei muito satisfeita por ter tido a oportunidade de o ver. :)