30.10.11

Spring and Chaos




Spring and Chaos
Kawamori Shoji - Group TAC
Anime - Filme
1996
6 em 10

Este filme é uma estranha biografia do famoso autor Kenji Miyazawa. Criador de Night at the Galactic Railroad, Miyazawa distingue-se pelas suas histórias carregadas de simbolismo e por os seus personagens serem normalmente animais. Pegando nisto, o director deste filme decide caracterizar o autor como um animal, um gato. Ele e todas as pessoas que o rodeiam. Este gato vai vivendo a sua vida, análoga ao seu equivalente real, rodeado de outros gatos e cães e outros bichos que tais.

Infelizmente, não descurando a sua grande imaginação e belas histórias, Miyazawa não aparenta ter tido uma vida especialmente interessante. Assim, o filme não tem grande coisa por onde pegar. Tenta caracterizar a vida e as relações de Miyazawa com os outros, mas estas não parecem ser muito profundas. Há poderosos momentos que ilustram o processo criativo do autor e estes estão muito bem concebidos, mas fora isso não há muito por onde se lhe pegue.

Os designs parecem um pouco mal-tratados e a arte no geral parece ser descurada. Excepto no processo criativo, em que se utilizam uma série de técnicas originais, tudo o resto está abaixo do normal.

A música é boa, como só a música clássica pode ser, mas é uma confusão. A versão japonesa do Ave Maria de Shubert é bonita, mas fora isso é tudo o caos (e a Primavera, hah).

Uma boa homenagem ao autor, mas fora isso nada fora do vulgar.

Sem comentários:

Enviar um comentário