Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

20.7.21

The Interestings

 

The Interestings
Meg Wolitzer
2013
Romance

Há imenso tempo que queria ler este livro. Sei lá, gostei da capa... Finalmente, uma amiga do BookCrossing arranjou-mo em ebook. Estava ansiosa por ele. E saí da leitura completamente desapontada...

"Os Interessantes" são um grupo de miúdos nos anos 60 que se conhecem e reúnem num acampamento para crianças e adolescentes artísticos e talentosos. Depois disso, seguem as suas vidas, mantendo a amizade, e o livro acompanha as suas desinteressantes acções ao longo de 40 anos. 

Talvez este livro tente provar que apesar de sermos crianças com grande potencial, este não se revela se não tivermos o talento inato, ou o dinheiro inato, ou o que quer que seja que a autora quer dizer com este livro. As acções das personagens são estranhas, aborrecidas, vulgares e chatas. Muitas vezes injustas também. Talvez este seja um retrato da realidade destes novaiorquinos especiais, mas quem quer saber da realidade quando ela não tem qualquer tipo de interesse?

O livro também faz uso das palavras caras tão queridas dos autores americanos.

Não gostei.

Tsurezure Children

 

Tsurezure Children
Kaneko Hiraku - Studio Gokumi
Anime - 12 Episódios
2017
5 em 10

Este anime foi recomendado na Roleta da Geringonça e foi o segundo anime que vi nessa semana de recomendação.

Um romcom bastante simples, que tem como único ponto original o facto de existirem vários casais e não se focar sempre no mesmo. 

Não é um anime cheio de complexidade e pretende explorar o "hatsukoi" de uma forma moderna e divertida. Infelizmente acho que não o consegue, porque nenhuma das personagens revela ter sentimentos profundos, e todas elas parecem ser caricaturas de si mesmas. 

Se o anime dá para sorrir de vez em quando, foram mais as vezes em que me senti aborrecida pelos momentos intencionalmente cómicos. Também lhe dou um 5/10

I Want to Eat your Pancreas

 

I Want to Eat your Pancreas
Ushijima Shinichiro - Studio VOLN
Anime - Filme
2018
5 em 10

Este anime foi recomendado na Roleta da Geringonça. Nessa semana recomendaram-me três animes!
 

Este é um anime com bastante potencial narrativo, mas que choca comigo por uma razão fundamental: eu sou super emocional e odeio quando os filmes obrigam a chorar. E este filme é um vale de lágrimas do princípio ao fim. A montagem, cheia de flashbacks desnecessários, está sempre a puxar a lágrima, e isso irrita-me profundamente. 

 

De resto, temos uma história bastante boa, isso sim. A relação entre os personagens é interessante e comovente, e identifiquei-me bastante com os dois elementos do casal por diferentes razões. É o tipo de anime que me recorda a adolescência que não tive realmente, e gosto bastante disso. Infelizmente, para além do puxar a lágrima, a animação é muito incapaz, com elementos em CGI dolorosos (ex. todos os transportes públicos), cenas de suposto brilhantismo técnico que falham por uma falta de produção flagrante (repararam que o fogo de artifício era a mesma cena repetida várias vezes?) e muitos momentos de diálogo em que estão só a mostrar imagens dos acontecimentos, sem sequer as animarem. 

Para além disso, existem erros científicos muito enraizados (ex. a insulina tem de estar no frio), que me chateiam também. 

Por isso, foi uma experiência divisiva nestes aspectos e dou-lhe um 5/10

My Octopus Teacher

 

My Octopus Teacher
Pippa Ehrlich e James Reed
2020
Filme
7 em 10

Quando um mergulhador está deprimido, ele decide mergulhar. E qual a sua surpresa quando conhece uma criatura curiosa: um polvo. Assim começa uma relação de amizade entre este homem e um cefalópode, em que o primeiro observa o seu comportamento, tentando ajudá-lo na medida do possível, e o segundo quer apenas um colinho de vez em quando.

Este documentário tem imagens muito belas e demonstra que estas criaturas, os polvos, são realmente inteligentes, adaptáveis e fascinantes. Revela que têm uma personalidade própria, actividades únicas e grande capacidade de resolução de problemas.

Infelizmente o documentário, em vez de ser exclusivamente sobre o polvo (que o mergulhador chama, estranhamente, sempre de "aquele animal") também é sobre o encontro desta pessoa com a sua própria humanidade, a sua saída da depressão, o seu reencontro familiar e etc., tudo coisas que não interessam nada. Queremos é ver o polvo.

Gostava de ter um polvi de estimação para também lhe dar colinho. Como um gatito com oito pés.

Love, Death and Robots Season 2


Love, Death and Robots Season 2

Tim Miller
Animação - 8 Episódios
2021

Mais uma vez a Netflix apresenta-nos a sua colkecção de animação experimental, desta vez com menos episódios e, talvez com uma qualidade duvidosa.

Confunde-me plenamente que a animação actual seja quase exclusivamente tridimensional, com recurso a materiais digitais e esquecendo muito da história da animação. O facto de termos apenas uma curta em 2D desapontou-me, sobretudo porque o tema desta talvez fosse o menos interessante.

De resto, as histórias são estimulantes e dão que pensar, embora nesta season pareçam demasiado curtas para que cheguemos a uma conclusão sobre elas. A minha preferida foi a do gigante na praia.

Esta season impressionou menos que a primeira, mas ainda assim vale a pena ver.

40 Questões para um Papel

 

40 Questões para um Papel
Jurij Alschitz
Teoria do Teatro
2012

Continuo na minha senda de estudar o máximo possível sobre teatro de forma a fazer teatro melhor (e cosplay também!)

Este é um livro interessante que, de uma forma acessível, aborda a forma de nos aproximarmos ao papel que nos é dado, ao texto propriamente dito. De forma bastante directa, o autor explica como encontrar os vários significados do texto, a profundeza de cada personagem e o que cada dramaturgo realmente quer dizer com as suas palavras.

Ainda assim, penso que 40 questões talvez sejam demasiadas questões e que o livro poderia ter sido resumido com uma outra estrutura.

Castlevania Season 4

 

Castlevania Season 4
Warren Ellis
Animação - 10 Episódios
2021

E finalmente chega-nos, pela Netflix, a última season de Castlevania. Neste momento, um conjunto de pessoas tenta ressuscitar o Drácula de forma a causar o caos no mundo. Porquê e para quê é algo que saberemos no final.

Esta season acrescenta mais algumas camadas aos nossos personagens, mas estas são pouco satisfatórias porque são bem... Um pouco lamechas. Por isso, os personagens de que aprendemos a gostar ganham um pouco de humanidade demais e, assim, tornam-se bastante vulgares.

De resto, temos uma animação exuberante, constantemente mostrando-nos potenciais screensavers. Se a animação entre cada parte de acção é medíocre, aquela que é mostrada nas lutas e combates está realmente muito bem feita.

O final é satisfatório, prende todas as pontas, mas ainda assim ficou a faltar um pouco de sal. No geral, foi uma boa série.

Ping Pong

 

Ping Pong
Matsumoto Taiyou
Manga - 55 Capítulos / 5 Volumes
1996
5 em 10

Este anime foi sugerido na Roleta da Geringonça.

Então, eu já conhecia o anime e não fiquei fã dele na altura. Gosto bastante de anime de desporto, mas nunca tinha lido um manga do género, então foi uma experiência nova. Infelizmente, não me cativou o suficiente. Os personagens têm uma caracterização forte, mas saem pouco dela, apesar dos dilemas que vão passando ao longo dos anos da narrativa. Esta, foi suficientemente aborrecida para me fazer adormecer no comboio (ontem) e quase que perdi a paragem e fui parar a Lisboa.

A arte é curiosa, gostei do estilo cru e houve alguns momentos artísticos muito bons. No entanto, a falta de detalhe é flagrante, o que dificulta a percepção da leitura e, por vezes, a distinção de alguns personagens (de quantos carecas precisamos na nossa vida?) 

De resto, acho que o aspecto mais positivo foi a disposição das vinhetas durante os jogos, que tornam a acção muito dinâmica, o que transmite bem o que é um jogo dePing Pong. 

  Por isso, não foi um manga que me enchesse as medidas e vou dar-lhe um 5/10


Haikara-san ga Tooru

 

Haikara-san ga Tooru
Anime - 42 Episódios
Takagaki Kouzou - Nippon Animation
1978
5 em 10

A história de Benio-san, a Haikara-san, apaixonou-me desde o momento em que vi o remake em filme. Assim, não perdi a oportunidade de ver a série original, de 1978, apesar de em Raw.

Com muita pena minha, o anime original dedica-se muito mais aos elementos comédicos do que a outra coisa. Assistimos às aventuras de Benio-san com os seus amigos, mas todos os elementos trágicos que caracterizam a história foram essencialmente ignorados. Isto faz com que a personagem pareça vazia e nada preocupada com as coisas que lhe acontecem, perdendo a sua caracterização.

Também a animação,  apesar de antiga, é bastante má. Os autores parecem ter-se dedicado mais à mudança cómica de expressões faciais do que em animar propriamente as pessoas em causa. Apesar de ter designs divertidos e coloridos, o efeito da animação é terrível e impede-nos de levar a história a sério.

Portanto, foi divertido, mas desapontou-me bastante.

Peter Pan no Bouken

 

Peter Pan no Bouken
Kuroda Yoshio - Nippon Animation
Anime - 41 Episódios
1989
6 em 10

Voltamos ao World Master Theatre para uma adaptação do clássico infantil Peter Pan. Penso que esta é uma boa adaptação, pois conta várias partes da história que aparecem cortadas a maior parte das vezes.

Infelizmente, e talvez isto tenha a ver com a fonte da narrativa, Peter Pan é uma criança inconstante, mal educada e absolutamente misógina, o que me causou uma irritação profunda, sobretudo porque usa batom. A Terra do Nunca está bem caracterizada, mas os seus habitantes e intervenientes são maus uns para os outros, não são nada o bom exemplo de criança que queremos ter no mundo.

De resto, temos uma animação bastante boa para época, com designs pouco originais mas bem feitos e algumas cenas muito interessantes em que as técnicas de animação são usadas em todo o seu potencial.

Apenas recomendaria este anime para fãs de WMT.

Princípio, Meio e Fim

 

Princípio, Meio e Fim
Bruno Nogueira, Nuno Markl, Filipe Melo e Salvador Martinha
Série - 6 Episódios
2021

A nova série patenteada por Bruno Nogueira parecia ter um conceito brutal: em duas horas os quatro amigos criadores teriam de criar um argumento que, nos dias seguintes, seria concretizado por um grupo de actores. Infelizmente, esta ideia é muito boa na cabeça dos amigos, mas para o público em geral é hermética, forçada e um pouco parva.

Para começar, os quatro nem sequer levam a sério a sua missão de escrever um argumento. A produção inflige-lhes distracções, como maltratar um burro ou um anão a fazer striptease, ou mesmo uma série de shots de vodka preto. Apesar de Filipe Melo insistir na correcção dos erros ortográficos, é impedido pelos outros - apenas para ser mais cómico. Escrevem e4rros de propósito: para ser mais cómico. E o efeito não é cómico: é forçado, piadas internas que mais ninguém entende. Então, porque é que isto passava na televisão?

Depois, a concretização do argumento num episódio é falha na maior parte das vezes. Embora cada episódio tenha o seu momento cómico, chegamos à conclusão que Bruno Nogueira, enquanto actor, só consegue fazer uma personagem: ele próprio. E ele próprio é uma personagem extremamente aborrecida. Os outros actores, elenco de luxo, não se esforçam minimamente para encontrar soluções criativas para os problemas apresentados, e - aparentemente - estão ali só a divertir-se enquanto o famoso Bruno não se consegue concentrar e faz os outros rir e se parte a rir em todas as cenas.

Portanto, esta série é um "queremos, podemos e fazemos", mas lá porque se é famoso e lá porque se quer fazer uma coisa, não significa que ela tenha de passar na televisão.

Yasuke

 

Yasuke
Thomas LeSean - MAPPA
Anime - 6 Episódios
2021
5 em 10

Bem, há quanto tempo não vinha aqui falar dos meus visionamentos e leituras? A verdade é que tenho andado muito ocupada com trabalho e teatro e outras coisas e, por isso, o Não Me Apetece Estudar ficou para trás. Mas tenho apontado todas as coisas que tenho visto para escrever sobre elas mais tarde e hoje espero fazer isso. Um pouco. Mais ou menos. O suficiente. O que conseguir.

Adiante.

Yasuke é mais um anime com distribuição Netflix. Feito por uma paixão pela animação japonesa de realizadores e produtores americanos, com colaboração do famoso estúdio MAPPA, tinha potencial para ser um anime interessante e revolucionário, devido ao tema: o primeiro samurai negro do Japão (Yasuke).

Ora, infelizmente o anime quer mesmo ser um anime absoluto, com mechas, com magia, com tudo e mais alguma coisa excepto uma boa caracterização de personagens e correspondente desenvolvimento. As noções da honra saem goradas pelo seu exagero e o universo criado cai-nos de forma tão absurda que não há nenhum momento em que este anime se consiga levar a sério,

Felizmente temos cenas de acção brilhantemente animadas, muito bem coreografadas e com excelente fluidez. Por outro lado, todas as cenas que não são de acção são horrivelmente simples.

Por isso, foi um anime que desapontou bastante e menos um ponto para a Netflix.