Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

10.6.19

Gargantua e Pantagruel

Gargantua e Pantagruel
 François Rabelais
Século XVI
Romance
Este clássico da literatura mundial chega-me às mãos de forma muito estranha, através do BookCrossing. Mas agora que estou com o Kobo activado, não perdi a oportunidade de o ler. Quem diria que seria uma colecção de seis romances, com aprofundadas notas editoriais, no total de mais de mil e quinhentas páginas! Meti-me na empreitada e foi uma das melhores aventuras literárias que tive nos últimos tempos!

Pantagruel é, tal como o seu pai Gargantua, um bom gigante que gosta de vinho, comida e cultura. Com os seus amigos, visitamos lugares de estranha beleza, maravilhas da retórica, comidas deliciosas e pessoas muito diferentes.

Mas tudo isto pontuado, aliás, encharcado, do olho crítico mais mordaz que o século XVI conhewceu. Rabelais, médico de profissão, várias vezes metido em problemas, observa a sociedade e a comunidade da sua época para os colocar no caminho do gigante Pantagruel e da sua justiça.

Um livro hilariante, que me levou muitas vezes às lágrimas em transportes públicos!

Apesar de, que eu saiba, não existir uma tradução para o português, vale a pena lê-lo em inglês ou, aceitando o desafio, mesmo no francês original.

Sem comentários:

Enviar um comentário