Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

24.2.25

Arcane Season 2

 

Arcane Season 2
Christian Linke & Alex Yee
2024
Série

 

Andava toda a gente doida com Arcane e por isso decidi só ver mais tarde. Oof, e que coisa mais CHATA que vimos.

Para começar, Arcane não é bem uma série: é um conjunto de videoclips. É certo que estão excelentemente animados, mas a coisa ou se admite como um musical ou não. Não pode simplesmente passar de cena para cena com uma animação de 3 minutos com uma música randómica, que nem sequer é muito boa.

Depois, a partir de certa altura (quando aparece "Jesus") deixei de perceber o que estava a acontecer. Porque é que eles têm poderes mágicos e tudo o mais. Só aguardava a acção entre cavalonas, que é a única relação interessante nesta série, e mais da Jynx, que é a única que tem mais ou menos uma personalidade.

Enfim, não compreendo o hype, não odiei mas também não amei, foi kind of meh apenas.

Os Despojados

 

Os Despojados
Ursula K. Le Guin
1974
Ficção Científica

 

Enquanto em 74 nós aqui andávamos ocupados com a liberdade, Le Guin preocupava-se com coisas muito mais abstractas e relevantes para a sociedade enquanto um todo. Este genial livro foi o meu primeiro livro do ano, e escolhi começar por este porque gosto muito da autora.

Existe um planeta com uma lua e nessa lua vivem pessoas, numa sociedade completamente anárquica em que cada função de cada pessoa é atribuída por um super computador e as pessoas vivem numa comunidade aberta de total partilha. Ora, um físico desta lua quer MUITO expor a sua teoria sobre viagens espaciais às pessoas do planeta principal e para lá é levado. Mal sabe ele que o choque entre as duas sociedades poderá ter consequências graves.

Este livro analisa, de uma forma muito despretensiosa, o que poderia ser a vida numa sociedade sem líder, sem política e sem leis concretas se não o que as pessoas decidem umas para as outras. Aparentemente ideal, também há dificuldades neste tipo de sociedade, porque people will be people always. A oposição com o opulento e rico mundo capitalista, com todos os seus objectos e cores, desesperam o personagem principal mas também desesperam o leitor, que - vendo isto pelos olhos de um homem que nunca conheceu a posse -  consegue perceber o exagero de luxo em que vivemos.

Um livro que dá que pensar.

Garth Marenghi's Darkplace

 

Garth Marenghi's Darkplace
Richard Ayoade & Matthew Holness
2004
Série

 

O maior autor de romances de terror do mundo (não o Stephen King mas este suposto Garth Marenghi) teve uma série aterrorizante produzida mas, infelizmente, ninguém sabe porquê, esta foi cancelada e perdida. Agora vamos revê-la com os comentários do autor.

Um spoof completo de todos os tropes de filmes dos anos 80, com actuações imbatíveis em que - parecendo que estão a fazer tudo mal - o efeito é mais do que hilariante.

Chorei a rir com esta série, que de terror não tem muita coisa, mas que tem muito de cómico. Eles gozam com tudo, desde psicocinese aos próprios autores de histórias sobre psicocinese, tudo num estranho ambiente hospitalar em que não há nenhum doente nem mais nenhum funcionário sem ser os personagens principais. O efeito de série dos anos 80 não se perde de todo e, assim, temos aqui uma série de culto que eu gostava que mais gente conhecesse.

Cunk on Life

 

Cunk on Life
Diane Morgan
2024
Special

 

De regresso com a Diane Morgan, que me faz rir para cacete, para mais um episódio da mui culta Cunk, que desta vez vai divagar sobre a vida em geral, a sua origem, e o seu fim.

Sempre a gozar com a religiosidade e com os dogmas eclesiásticos, Cunk vai com toda a acidez possível dizer como as coisas que tradicionalmente gostamos são feias e estúpidas e sobrevalorizadas, enquanto que outras coisas mais bizarras é que seriam importantes.

Os entrevistados, neste Special, parece terem uma noção vaga de que isto é uma comédia, porque alguns lhe respondem à letra.

Não tão cómico como outros Cunks, este special vale a pena para quem é fã da personagem.

Squid Game

 

Squid Game


Hwang Dong-hyuk
2021
Série


Não tinhamos visto esta série quando saiu em 2021 porque estava demasiado popular e eu não gosto muito disso. Mas agora saiu a segunda season e lá me convenci a ver. E foi em boa hora, porque agora percebo a popularidade de Squid Game e o porquê de andar toda a gente vestida de formas geométricas.

No fundo, trata-se de um battle royale, em que para ganhar uma fortuna imensa várias pessoas são presas numa ilha remota e obrigadas a jogar jogos de vida ou morte. A distinção de Squid Game é que estes são jogos infantis de tradição coreana.

De todos os modos, conseguimos conhecer bem as personagens, as suas motivações e também uma certa crítica social aos estratos mais baixos da sociedade coreana mas também aqueles que se endividam de uma forma ou de outra mesmo tendo inicialmente muito dinheiro. 

Gostei muito e agora estou ansiosa pela próxima season.

DJ Zanova

 

DJ Zanova
DJ-Set

 

Começamos o ano com Mandy e com a DJ Zanova no seu DJ Set em Cacilhas pela noite de ano novo.

Desta vez o fogo de artifício não me assustou tanto porque estava com umas pessoas a descrever as diarreias dos seus respectivos bebés. Depois começou o concerto e eu quis logo ir lá para a frente.

Não é que esta DJ faça um trabalho espectacular, mas a verdade é que deu para dançar horrores. Ela passa sons populares de electrónica e até rock clássico com um pequeno twist das suas máquinas, e a verdade é que faz uma grande festa.

E foi assim a festa, em que dancei tanto que umas miúdas ficaram especadas a olhar para mim. Por isso ainda dancei mais, woo

Mandy

 

Mandy
Diane Morgan
2020
Série

 

Pensei que seria boa ideia escrever as reviews no fim de cada mês, mas parece que não funcionou porque já estamos no fim do segundo mês e não peguei em nada.

Adiante.

Mandy foi a primeira série do ano e é uma comédia absurda sobre essa criatura de nome "Mandy", uma mulherzinha burra e saloia que não consegue manter nenhum emprego devido à sua fabulosa incompetência a tudo o que se propõe.

O resultado não podia ser mais engraçado, porque cada emprego é pior que o outro (desde martelar aranhas numa fábrica de bananas até ser uma mesa humana para sushi) e a consequência da incompetência e estupidez da personagem é sempre top-notch.

Esta série apresenta também uma crítica muito evidente a essa franja da população inglesa que vive à margem da segurança social. Chamar Mandy de idiota é pouco, e também não temos bem a certeza de que ela seja boa pessoa.

Foi um bom início de ano.