Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

10.7.19

Alita: Battle Angel

Alita: Battle Angel
Robert Rodriguez
2019
Filme
7 em 10
Não vi este filme no cinema porque queria ler o manga antes, mas acabei por não ler o manga e ver o filme em casa. Mas não é que gostei imenso?

Um cyborg desactivado é encontrado por um médico de cyborgs numa lixeira. Ele dá-lhe um novo corpo e descobrimos que esta rapariga robot não tem memórias do seu passado. No entanto, sabe uma técnica de luta  muito agressiva que lhe permitirá entrar numa série de batalhas que a ajudarão a recuperar o seu verdadeiro sentido para a vida.

Temos um universo muito bem caracterizado, com uma mistura de efeitos digitais e reais que o tornam muito realista e pleno de detalhes. A pouco e pouco é-nos desvendado o que se passa neste mundo, onde estamos e quem é aqui o verdadeiro inimigo. As cenas de acção são espectaculares e muito estimulantes e é praticamente impossível parar o filme para fazer um xixi, porque queremos ficar colados ao ecrã do início ao fim.

Já Alita, o anjo de combate, é feita de forma digital mas com uma mestria que raras vezes vemos. A sua textura é por demais realista, assim como os seus movimentos, sendo que acreditamos a todo o momento estar mesmo a ver uma rapariga muito, mas mesmo muito, forte.

A história de amor calhou um bocadinho mal, mas aceito que tem de ser. O que calhou mesmo mal foi o filme ter acabado a meio da história, porque agora ou leio o manga ou espero pelo próximo filme que nem sabemos se vai sair.

Acho que vou ler o manga!

Pokémon: Detective Pikachu

Pokémon: Detective Pikachu
Rob Letterman
2019
Filme
7 em 10
Se os sonhos se podem tornar realidade, este filme pode ter-se como um marco. Porque finalmente pudemos ver os Pokémons no mundo real. E eu sou muito fã dos pokémons e sempre sonhei ser treinadora (ou enfermeira) de pokémons e eu vivia os pokémons e respirava os pokémons... Ai!

Num mundo em que os pokémons são usados para batalhas, um rapaz encontra um pikachu que não só fala com ele como é um detective. Juntos, vão investigar a morte do pai do rapaz e envolver-se numa grande aventura!

Temos uma história simples, com um final simpático e encantador, mas que funciona perfeitamente como linha narrativa para nos mostrar este mundo fantástico que é o univeso pokémon. Utilizando efeitos digitais e práticos, este filme traz as pequenas criaturas à vida e fá-lo com extremo realismo. As texturas estão excelentes, assim como a fluidez e peso dos movimentos, sendo que a todo o momento eu queria acreditar que os actores estavam mesmo a interagir com os mini monstros de bolso.

É um filme muito engraçado e que vai agradar tanto aos fãs como às pessoas que nada sabem sobre estes bichos.

Adorei e vou ser um mestre pokémon.

O Anticristo

O Anticristo
Friedrich Nietzsche
1895
Filosofia

Há muitos anos tinha lido "Assim falava Zaratustra" e fiquei convencida que tinha percebido tudo. Claro que não. Portanto, desta vez decidi dar uma oportunidade a este livro que tinha em ebook guardado no Kobo há muito tempo. Foi uma leitura muito rápida e interessante!

Neste volume, o autor faz questão de explicar porque é que - de todas as religiões - a cristã é a mais perversa, remetendo a culpa para os padres e para a igreja. Explica que os ensinamentos de Jesus terão sido desvirtuados pelos seus contemporâneos judeus que colocaram o exemplo de temeridade em vida numa cruz pelo sacrifício, enquanto que o ensinamento era precisamente o de "viver como ele viveu". Fala do absurdo que é a crença na vida depois da morte e no absurdo que o catálogo de pecados que temos de expiar para encontrar essa dita salvação, que nem sequer existo.

Apesar de ter concordado com muitas coisas que este livro diz e de me identificar bastante com algumas ideia,s há uma situação curiosa que o autor já tinha abordado em Zaratustra: o facto de - para ele - existirem pessoas "superiores" e "inferiores", sendo que apenas as superiores podem inferir para a existência de um muito desejado super-homem, com características quase divinas. Assim, ele acredita que não pode existir igualdade entre pessoas, o que é uma ideia para mim muito estranha.

Diverti-me muito com este livro, apesar disso!

A Selva

A Selva
Ferreira de Castro
1930
Romance

Recebi este livro numa actividade do BookCrossing e, até agora, foi um dos meus preferidos nesse jogo.

Ferreira de Castro conta neste livro uma história semi-autobiográfica que retrata na perfeição o ambiente dos borracheiros na selva amazónica no início do século. Apesar de a narrativa ser bastante simples, apenas o suficiente para termos uma linha temporal, este livro foi um achado maravilhoso.

O autor mostra-nos todos os detalhes da floresta luxuriante, tão bela quanto perigosa e terrível. Conta-nos os segredos obscuros que estas maravilhas escondem, desde as pragas e insectos às grandes feras que atormentam os viventes. Já para não falar dos índios que, presença sempre constante, atormentam os sonhos dos habitantes destas comunidades que não chegam sequer a ser uma cidade.

O tratamento dado aos empregados deste ofício é também explicado com grande esmero e detalhe, sendo que quase mais perigosos que a natureza ou os índios, são os patrões, que praticamente escravizavam estes homens, colocando-os em dívidas cada vez maiores, dívidas essas que apenas significam os gastos com a própria subsistência.

Um livro maravilhoso e que me encantou do início ao fim.

Saint Seiya Hades

Saint Seiya Hades
Katsumata Tomoharu - Toei Animation
Anime OVA - 12 + 13 + 6 Episódios
2002
6 em 10
Por várias razões, há algum tempo que não terminava um anime, portanto vamos lá!

Devo dizer desde logo que não sou fã dos Cavaleiros do Zodíaco. Quando passva na televisão, evitava. Não sei, acho que nunca gostei muito dos designs e achava a história muito complicada para a minha pequena cabeça. No entanto, eu sou o tipo de pessoa que gosta de dar segundas oportunidades. Por isso, vi esta saga de Hades e saquei o manga, que irei ler brevemente.

Nesta saga, Seiya e os seus amigos têm de visitar o inferno de Hades para salvar a deusa Atena, que está a ser atacada pelo deus dos mortos desde que os cavaleiros de ouro foram vencidos numa ocasião anterior. Primeiro, têm de encontrar os cavaleiros restantes e depois descem aos infernos para enfrentar uma série de monstros e criaturas mitológicas e vencer as forças do mal.

A série progride para ser cada vez pior, quer em termos narrativos quer em características de animação, à medida que os anos passam no lançamento dos episódios. Apesar de ter gostado um pouco do primeiro OVA, tudo se torna cada vez mais feio, com designs muito rudes e pouco detalhados (até mesmo nas armaduras de ouro, que se prezam por serem cheias de detalhes), sendo que a história se permite um andamento típico de um clássico shounen, sem oferecer nenhuma novidade.

A banda sonora também é bastante foleira, mas isso seria o menos se não tivéssemos neste anime mais uma cópia do arquétipo do género.

Ainda assim, vou ler o manga. Se não vai à segunda, há-de ir à terceira!

Masks

Masks
Fumiko Enchi
1958
Romance

Este romance foi-me recomendado pelo clube de leitura Eden. Infelizmente, não gostei mesmo nada dele e foi uma leitura penosa, apesar de rápida.

Tendo como base as representações simbólicas e filosóficas das máscaras No, que as personagens tentam relacionar com a possessão espiritual, desenvolve-se um triângulo amoroso muito estranho, em que os protagonistas estão sempre em dúvida sobre como proceder. É uma escrita simples e elegante, mas a autora perde-se profundamente em detalhes que não estão directamente relacionados com a história.

Este livro parece, então, mais um tratado sobre o clássico "O Romance de Genji" do que outra coisa. A autora está sempre a criar paralelos entre as situações que criou e as situações do romance, tentando encontrar significados entre a simbologia do clássico e as atitudes das suas personagens. Assim, o livro aparece desinspirado e muito aborrecido, sobretudo para quem já leu o referido clássico e, por isso, sabe precisamente que histórias a autora está a descrever pelas suas próprias palavras.

Para além disso, a tradução torna-se bastante confusa devido à grafia romaji utilizada.

Não apreciei muito.


História de Dois Amores

História de Dois Amores
Carlos Drummond de Andrade
1985
Livro Infantil
Apanhei este ebook por mero acaso e foi uma leitura muito rápida e muito agradável.

Conta a história de um pulgo que faz amizade com um elefante, e a história de como os dois - cada um à sua maneira - encontra o amor da sua vida. Sendo um livro infantil, temos uma história muito simples. Mas o artista é um bom artista e consegue, através da sua infinita capacidade literária, tornar esta simplicidade numa história cheia de detalhes e pequenos encantos.

As ilustrações, bastante modernas para a época em que o livro foi publicado, são muito engraçadas e condizem perfeitamente com a história. 

Fiquei apaixonada por este pulgo e por este elefante. Ganhei também dois amores novos. :)

O Monte dos Vendavais

O Monte dos Vendavais
Emily Brönte
1847
Romance
Nunca tinha lido este livro, mas já sabia tanto sobre ele, do início ao fim, que só me faltava mesmo isso: lê-lo! Foi uma leitura muito interessante, embora me deixe dúvidas quanto à sua condição de clássico da literatura britânica.
 
É uma história de amores entrecruzados, tendo como foco pendular a presença de Heathcliff, um homem de tão mau carácter que fará tudo para arruinar as vidas dos nossos protagonistas. A história é narrada por uma criada e esta relata todos os horrores que estas famílias viveram, entre os primos que se casam, as mortes e vidas, e acima de tudo a vingança eterna de Heathcliff.
 
Temos personagens que, embora um pouco melodramáticas, estão bem caracterizadas e encontram o seu espaço nesta história, enchendo-a de de detalhes psicológicos e mocionais. As descrições são vivas e a autora pinta um retrato do local de uma forma muito bela, apesar de os acontecimentos da história serem todos cada vez mais terríveis, causando grande sofrimento às personagens.
 
Este sofrimento, causado sempre por Heathcliff, parece-me um pouco exagerado. Será possível existir alguém que não tenha um único ponto positivo em seu favor? Esta pessoa é tão tremendamente maldosa que se perde um pouco do realismo da história.
 
Ainda assim, gostei bastante.

Black Mirror Season 5

Black Mirror Season 5
Charlie Brooker
2019
Série
Se há série que pensávamos que nunca ia desapontar, era esta. Episódios recheados de estranheza, ficção científica e terror, como podemos errar? Mas esta quinta season foi muito fraca relativamente à anteriores. Vejamos.

Estes três episódios parecem colocar-nos num universo muito específico do "Black Mirror", com referências a outros episódios e outros acontecimentos. A tecnologia desta nova season não inova na sua inspiração e aparece um pouco repetitiva. Também as histórias começam a ser muito repetidas, sendo que parece que finalmente se esgotou o caldeirão de ideias.
 
Para além disso, o efeito suspense e thriller que tínhamos na maior parte dos episódios anteriores perdeu-se completamente, sendo agora as histórias previsíveis. Fazem uma análise muito mais superficial da condição humana e da sua relação com a tecnologia, que era o mote principal desta série.
 
Desapontou-me bastante, embora tenha gostado de ver Miley Cyrus como actriz.