Liz to Aoi Tori
Naoko Yamada - Kyoto Animation
Anime - Filme
2018
6 em 10
Este filme está altamente cotado e recomendado. Mas para mim não passou de uma sessão de cinema em casa perfeitamente vulgar e talvez até um pouco aborrecida.
história aparentada com Hibike Euphonium!, fala das raparigas que iam ter o solo no espectáculo final. Era um solo de flauta transversal e oboé, mas estas duas raparigas têm a relação de amizade um pouco instável. Em paralelo, assistimos à história de Liz e do Pássaro Azul, a peça que irão tocar. A relação de Liz com o pássaro e das duas começa de uma forma para depois se inverter.
No entanto, isto é tudo muito simples e muito pouco emocionante. Apesar de uma das personagens estar suficientemente bem caracterizada, as outras aparecem um pouco por acaso e o seu envolvimento na história é demasiado discreto. O final deixa-nos a pensar para que serviu todo o filme, afinal, já que acaba por não haver o distanciamento necessário para o reaproximar da relação depois da escola, depois do fim.
é certo que temos uma animação belíssima, mas a forma como é aplicada tem um tom de exagero encantatório, como se todos os espaços da escola tivessem uma magia oculta e secreta. A maior parte das cenas exploram o cenário, expondo-o com um nível de detalhe que não seria necessário se simplesmente existisse uma história para assistirmos.
Felizmente, temos uma banda sonora única e muito intensa. Apesar de o anime ser sobre uma banda filarmónica, não temos grandes momentos musicais, mas quando eles existem entregam bons momentos.
Esperava muito mais.