Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

29.3.19

Liz to Aoi Tori

Liz to Aoi Tori
Naoko Yamada - Kyoto Animation
Anime - Filme
2018
6 em 10

Este filme está altamente cotado e recomendado. Mas para mim não passou de uma sessão de cinema em casa perfeitamente vulgar e talvez até um pouco aborrecida.

história aparentada com Hibike Euphonium!, fala das raparigas que iam ter o solo no espectáculo final. Era um solo de flauta transversal e oboé, mas estas duas raparigas têm a relação de amizade um pouco instável. Em paralelo, assistimos à história de Liz e do Pássaro Azul, a peça que irão tocar. A relação de Liz com o pássaro e das duas começa de uma forma para depois se inverter.

No entanto, isto é tudo muito simples e muito pouco emocionante. Apesar de uma das personagens estar suficientemente bem caracterizada, as outras aparecem um pouco por acaso e o seu envolvimento na história é demasiado discreto. O final deixa-nos a pensar para que serviu todo o filme, afinal, já que acaba por não haver o distanciamento necessário para o reaproximar da relação depois da escola, depois do fim.

é certo que temos uma animação belíssima, mas a forma como é aplicada tem um tom de exagero encantatório, como se todos os espaços da escola tivessem uma magia oculta e secreta. A maior parte das cenas exploram o cenário, expondo-o com um nível de detalhe que não seria necessário se simplesmente existisse uma história para assistirmos.

Felizmente, temos uma banda sonora única e muito intensa. Apesar de o anime ser sobre uma banda filarmónica, não temos grandes momentos musicais, mas quando eles existem entregam bons momentos.

Esperava muito mais.

Os Meus Sentimentos

Os Meus Sentimentos
Dulce Maria Cardoso
2005
Romance
Li pouco desta autora, mas o que li gostei bastante. Este volume, uma das suas obras iniciais, deixou-me um pouco desapontada. É impossível não fazer um paralelismo, quer em tema quer em estilo, a António Lobo Antunes.

Uma mulher gorda é vítima de um acidente de viação. Enquanto olha para as gotas luminosas da chuva que cai, recorda-se da sua vida e da vida dos seus pais, da vida do seu meio-irmão, da vida da sua filha. A pouco e pouco vamos conhecendo melhor esta mulher com nome de flor que também é uma cor e observando o seu desespero por não perceber, ou talvez por fantasiar, a realidade.
 
Se a história é bastante simples, a forma como está narrada torna-a emocionante e interessante, quase desesperada. Mas aí entra o paralelismo com ALA: o formato é extremamente semelhantye e, tal como neste autor, pode tornar-se cansativo e repetitivo.
 
Um livro que me deixou com um sabor agridoce.

Toaru Kagaku no Railgun

Toaru Kagaku no Railgun
Nagai Tatsuyuki - J.C.Staff
Anime - 24 + 24 Episódios
2009
5 em 10

Esperava muito desta série, mas afinal veio a revelar-se só mais uma sessão de raparigas giras a fazerem coisas giras. E são espers.

Na cidade da academia todos estudam para ser esper e estão divididos em vários níveis. Uma rapariga de nível 5, o mais elevado até então, vive várias aventuras com as suas amigas, mostrando os seus poderes. A história está dividida em vários arcos, sendo que apenas um deles (o dos clones) é sumariamente interessante. Porque de resto, temos a oportunidade de ver estas raparigas a fazer diferentes habilidades e pouco mais.

Infelizmente, não temos uma animação esplendorosa a par da tentativa de série de acção, sendo as lutas bastante desinspiradas e pouco exactas. Considerando a extensão dos poderes de todas estas meninas, seria perfeitamente natural serem invencíveis, mas a dificuldade com que lutam em todas as ocasiões fazem-nos duvidar da sua competência.

Temos uma banda sonora repetitiva e previsível.

Fiquei desapontada.
 

Love, Death and Robots

Love, Death and Robots
Vários - Netflix
2019
Série de Animação

Uma aposta em grande na animação.

Temos um conjunto de 18 curtas animadas, em diversos estilos, tendo como tema de base uma mitologia de ficção científica e a exploração de vários mundos e universos. Cada curta é distinta e cada uma tem as suas características. Se há algumas que apostam num design hiperrealista, em que quase não sabemos se estamos a ver actores ou imagens animadas, outras são mais fantasiosas, existindo desde o 3D ao 2D.

Como não posso falar de todas, gostaria de deixar a nota às minhas favoritas. A primeira de todas abre logo o caminho para diversas possibilidades. Uma história muito forte, um pouco assustadora e muito dinâmica. A minha preferida de todas foi a "Lemy Blue", uma critica assombrosa sobre o estado da arte e sobre a inteligência artificial com tudo o que isso tem como associação. Finalmente, a penúltima, a dos multiversos, foi a que me fez rir mais.

É uma série que se vê rápido e intensamente, e que vale a pena para todos os fãs de animação e também para os de ficção científica.

A Ciocciara

A Ciocciara
Alberto Moravia
1957
Romance
Quando falamos da segunda guerra mundial, normalmente focamos a nossa atenção naqueles que a viveram de uma forma activa, envolvendo-se na luta e, de um lado ou de outro da trincheira, fazendo a guerra funcionar. Mas o que dizer sobre as pessoas que viveram a guerra sem estar nela?

A Ciocciara é um livro sobre esse tipo de pessoa. Quando se vê cercada numa Roma prestes a ser bombardeada, quase sem comida, uma comerciante pega em todo o seu dinheiro e vai com a sua filha para o campo. Lá, consegue a custo alugar uma casa num socalco, onde passará os próximos meses.
 
Este livro é um retrato cirúrgico e emocional de uma Itália perdida na pobreza dos corpos e dos homens, caracterizando as pessoas que tentam a todo o custo sobreviver ou até mesmo ganhar alguma coisa com esta guerra. O autor faz um excelente trabalho ao nos mostrar as singularidades de viver numa cabana num socalco, com detalhes para as luzes, as texturas e as cores, assim como cheiros e sabores. É um ambiente tanto bucólico como a todo o instante aterrorizante à medida que soldados diferentes, e de diferentes facções, vão surgindo e desaparecendo na vida destas mulheres.
 
Apesar de ser um livro antigo, é uma leitura cativante e veloz.


15.3.19

The Sisters Brothers

The Sisters Brothers
Jacques Audiard
2018
Filme
6 em 10
Um western moderno, seco e directo ao assunto.

Os Irmãos Sisters são uma espécie de mercenários a contrato de um certo "commodore". Estão escalados para encontrar Warm, um cientista, e arrancar-lhe uma certa fórmula. Esta é a história de como o perseguem e de como isso irá ter consequências profundas na sua visão de vida e na sua relação de fraternidade.

Apesar de termos um conjunto de actores excelente, penso que este filme peca precisamente pela sua interpretação. A linguagem utilizada não parece de todo adequada à época, sendo utilizado vocabulário muito moderno que não nos ajuda a localizar o tempo em que a história é narrada. Também a progressão da narrativa é feita de forma um pouco confusa, passando de cena para cena de forma muito rápida e  escorreita, sem dar tempo para caracterizar o ambiente ou mesmo as próprias personagens. 

 A história em si acaba por ser bastante simples, apenas a forma como está montada a torna mais complicada do que verdadeiramente é. Muitas cenas parecem ser desnecessárias ao desenvolvimento e muitas outras parecem ter sido cortadas. Algumas das mais importantes, estão filmadas de tal forma que se tornam incompreensíveis.

Props para o cavalo que estava maquilhado.

Aquaman

Aquaman
James Wan
2018
Filme
5 em 10

Quem me conhece sabe que eu não estou muito envolvida na fandom dos super-heróis. Até para mim foi uma surpresa ver o Aquaman. E foi terrível.

Uma princesa da Atlântida dá à costa e é adoptada pelo faroleiro. Apaixonam-se e têm um filho, o Rei Artur que vai em busca do Tridente que, preso na pedra, só pode ser retirado pelo verdadeiro rei. Tudo muito bem, excepto que não.

Com efeitos especiais espectaculares e um mecanismo narrativo extremamente báscio, este é um filme que vive exclusivamente das potentes cenas de acção dentro de água. Os efeitos estão bem feitos (embora em muitas partes pareça apenas um filtro aquático de uma qualquer aplicação de telemóvel), mas o filme é apenas isso.

Os personagens não cativam e Aquaman, o famoso actor que é muito "bom" actor, de bom só tem mesmo o aspecto. Porque não tem uma frase com mais de seis palavras para dar ao público e porque não convence ninguém.

O design das estruturas é um misto de futurismo aquático bastante iverosímil, que não obedece a nenhuma lei conhecida da física ou da química.

Admira-me que este filme tenha uma gota de popularidade, porque é terrível.

Yuri!!! On Ice

Yuri!!! On Ice
Yamamoto Sayo - MAPPA
Anime - 12 Episódios
206
8 em 10

Há muito tempo que não havia um anime que me enchesse tanto as medidas. Yuri on Ice mistura coisas que adoro: BL, desporto e uma animação giríssima.

Yuri é um desportista, patinagem artística, que teve uma péssima prestação na sua última competição. Desmotivado, faz um vídeo amador com a coreografia de Victor, o vencedor. Este, ao ver o vídeo, fica apaixonado pela patinagem de Yuri e decide treiná-lo, para que vença o Grand Prix mundial.

é uma história de superação desportiva mas também um romance encantador, protagonizado por personagens sólidas na sua simplicidade e belas nas suas atitudes. Cada competição é, por isso, uma montanha russa de emoções, pois para além de querermos a vitória dos nossos favoritos investimos imenso do nosso coração nas suas relações interpessoais.

As sequências de animação, todas referentes a modelos de patinagem e a coreografias técnicas, são belíssimas, altamente detalhadas, fluídas e cheias de momentos deliciosos e cheios de vibração.

Nota-se que esta foi uma história escrita e animada por fãs de patinagem no gelo, o que torna tudo ainda mais emocionante.

Gostei imenso e não hesitarei em recomendar.

Pig: Oka no Ue no Dam Keeper

Pig: Oka no Ue no Dam Keeper
Robert Kondo - Tonko House
Anime- 10 Episódios
2017
6 em 10
Um pequeno anime. Dez episódios de cinco minutos cada um.

Um pequeno porco vive numa cidade rodeada de uma misteriosa nuvem escura. Quando o seu pai porco viaja para descobrir como livrar a população dessa nuvem, deixa um moinho ao porquinho, para que este tome conta dele e evite que a nuvem chegue.

Acompanhado por diversos amiguinhos, o porco vive pequeninas aventuras e enfrenta essa nuvem maléfica, descobrindo dentro de si algumas forças diferentes que lhe permitirão ajudar os seus companheiros e fazê-los ter vidas mais felizes.

É uma história simples, com uma animação simples, em tons de lápis de cor, pastel de rascunho com uma bonita animação para lhe fazer jus.

Ainda assim, fica apenas na ideia a música infantil do início e fim, sendo que o resto desaparce tão rápido como a nuvem expulsa pelo moinho.

Geisha of Gion

Geisha of Gion
Mineko Iwasaki (Rande Brown)
2003
Autobiografia
Um livro que recebi num encontro do BookCrossing. Veio a revelar-se uma leitura viciante e fascinante, em que podemos aprender de tudo um pouco sobre a vida de uma geisha em Quioto (geiko).

Mineko Iwasaki foi uma famosa geiko, conhecida por ter entretido e recebido figuras mundiais de grande importância social e política. Também foi a entrevistada para o famoso livro "Memórias de uma Geisha", sendo que foi a publicação deste - supostamente cheio de informações falaciosas e mentirosas - que a motivou a escrever sobre a sua própria vida, por forma a esclarecer o mundo inteiro do que é realmente o trabalho de uma geiko.
 
É um trabalho difícil, muito exigente e desconfortável. Ela revela que - não fora a sua paixão pela dança - pensou em desistir muitas vezes. Ficamos a saber detalhes de como funcionam as aulas das várias artes e ofícios que as geiko têm de saber, mas também uma série de pequenas histórias mais ou menos bem humoradas sobre os encontros imediatos que Iwasaki teve com uma série de figuras. 
 
Está escrito de uma maneira muito fluída, tornando a leitura simples e muito agradável. Para fãs da cultura japonesa, parece-me um livro ideal!

Widows

Widows
Steve McQueen
2018
Filme
6 em 10

Quando três bandidos morrem numa explosão no local do crime, as suas viúvas vêem-se em problemas. Eles estavam a roubar pessoas perigosas que agora exigem a restituição do seu dinheiro. Por isso, combinam fazer o último golpe de um dos maridos. Assaltar um cofre e roubar cinco milhões de dólares.

Este filme combina a emoção da história da preparação e execução de um assalto com os meandros políticos em que mal se distinguem as políticas legais das dos gangs das zonas mais desfavorecidas. Adicione-se uma pitada de humor e alguma sensibilidade. Afinal, os maridos morreram e estas mulheres estão unidas apenas por um laço meio transparente, que não tem nada de sólido.

Apesar disso, pareceu-me um filme que se esforçava talvez demasiado para parecer duro e mau, para mostrar como toda a gente é perigosa e como não se encontra companheirismo em lado algum.- Se não fossem os laivos de humor ao longo de toda a narrativa, teria sido um filme bastante aborrecido.

Gostei, mas acho que não me vai ficar na memória.

Spider-Man: Into The Spider-Verse

Spider-Man: Into The Spider-Verse
Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman 
Filme (Animação)
2018
8 em 10

Este é o filme do spiderverse, que abre novos universos e multiversos na perspectiva de produção de novos filmes de super-heróis. Talvez seja esta a revolução da Marvel dos tempos modernos. Já que fazemos filmes formulaicos com todos os super-heróis favoritos, porque não arriscar um pouco e fazer um filme de animação?

Com uma história clássica, com muitas ligações à história do Homem-Aranha original, acompanhamos o nascimento de um novo Aranha e do aparecimento de muitos outros que desejam apenas voltar para os seus universos. Para isso, terão de reverter uma máquina criada pelo Dr. Octupus a mando de Kingpin, aprendendo novos truques aranha e reaprendendo a confiança neles próprios.

A história é divertida como uma BD e igualmente emocionante. Mas para a trabalharmos, temos também uma animação espectacularmente luxuriosa. Com um estilo ambivalente, pode parecer meio partida ao início, mas o estilo instala-se em nós e quando damos por isso estamos completamente embrenhados nesta aventura de aranhas diversas.

Fiquei só com pena que a versão anime tenha sido tão mal feitinha e tão chungosa, porque merecia muito mais e teria sido muito mais giro se fosse levada a sério.

De todos os modos, fico ansiosa por ver o que mais vem daí. Se refizerem todos os filmes de super-heróis em animação, nem me importo nada, hahaha

13.3.19

Cosplay Photoshoot #16

Cosplay Photoshoot #16
Evento
Este foi um ano em que a minha presença na Photoshoot foi muito atribulada. Por razões pessoais e profissionais, foi-me muito difícil estar presente, mas ainda assim consegui.

Atrasei-me bastante, já não apanhei a foto. Mas apanhei a onda e o dabbing e participei na mesma a fingir que fazia parte do grupo, hehehe. Atrasei-me porque me enganei no caminho (estava muito cansada) e fui dar a volta por Sacavém. E depois a sair do carro ainda pus uma nódoa de óleo no meu lindo vestido...
 
Desta vez fui com um cosplay novo em folha, a P-Chan, de Gokinjo Monogatari. É uma lolita ala anos 90 e é um fato super confortável! De resto, passei o tempo a tirar fotos às pessoas muito bonitas e a conversar com as pessoas simpáticas. :)
 
Falando nas pessoas bonitas, gostava imenso que se se encontrarem nestas fotografias me enviassem uma mensagem a dizer quem são. Queria muito fazer um álbum no Facebook com estas fotos e com créditos para toda a gente. Acho que a minha nova técnica para tirar fotografias (gritar "olhaolhaolhaolha") funcionou muito bem e ficaram todos muito lindos! =D
Vamos às fotos?


















Como podem ver, são tudo pessoas de uma beleza extrema e gostei de tirar fotos a todas!

Fiquei com muita pena de não ter aparecido na foto de grupo, à qual não falhava há alguns anos, mas que se há-de fazer! Fiquem com P-Chan!

Obrigada!

6.3.19

Mortal Engines

Mortal Engines
Christian Rivers
2018
Filme
3 em 10
Vamos tentar ser rápidos e tocar neste filme só com a ponta de um pauzito.

Depois do apocalipse causado por armas de neutrões gigantes maléficos, as pessoas vivem em cidades móveis que andam com as suas lagartas e fagocitam as cidades mais pequenas que encontram.
 
O Agent Smith é super mau e é fixe ser arqueólogo, porque se encontram coisas vindas directamente do século XXI, que foi há milhares de anos. A luta agora é entre pessoal que tem avionetas de palhinhas e vive no paraíso das coisas boas e Londres a cidade gigante onde toda a gente se conhece.
 
O final é em zoom out.
 
Três em Dez.

Shoujo Shuumatsu Ryokou

Shoujo Shuumatsu Ryokou
Ozaki Takahari - White Fox
Anime - 12 Episódios
2017
5 em 10

Recomendado pelo meu clube e altamente cotado por aí. Mas para mim foi uma viagem de tanque no seu sentido absoluto. Aborrecida, desconfortável e húmida e mal-cheirosa e fria e ai!

Vamos por aí num jipe, acompanhados por duas meninas muito fofas, mas que estão derretidas por causa da radioactividade. O mundo está destruído por uma razão qualquer. Depois, as pequenas gotinhas deformadas fazem coisas de gotinha, como tomar banho em canos antigos e encontrar-se com montes de pessoas que, por sinal, até vivem felizes no planeta frio.

Infelizmente, tal como naturalmente acontece com todos os universos pós-apocalípticos, a paisagem é sempre igual. Está recheada de subtilezas, claro. Mas sempre igual. As mesmas cores e o mesmo vazio e o mesmo cinzento e toda a gente a derreter. Coitadinhos.

Portanto, foi um anime que me aborreceu de morte. Talvez noutro mood.

Big Little Lies

Big Little Lies
Jean-Marc Vallé - HBO
2017
Série
Depois de "Sharp Objects" parece um passo natural ver uma série do mesmo realizador. "Big Little Lies" tem, sem dúvida, semelhanças no estilo.

Uma história sofisticada. Tudo o que sabemos é que alguém foi morto. Mas não sabemos quem é. Também não sabemos quem é o assassino. Observemos. Uma escola primária e as premiadas mães dos rebentos. E um baile de máscaras.

Esta série mostra-nos mais uma visão do luxo. Os dramas de uma vida normal, quase novelesca, polvilhados por uma grande camada de açúcar visual. Um ambiente moderno, real mas, ainda assim, parecendo tão longe do que conhecemos. 

O pior é que os problemas são exactamente os mesmos.

Agora esperamos por uma segunda season. Com ansiedade? Não sei, talvez.

Manual Para Mulheres da Limpeza

Manual Para Mulheres da Limpeza
Lucia Berlin
2015
Contos
Recebi este livro através do BookCrossing e assustei-me logo pela espessura. Mas veio a revelar-se uma leitura simples, divertida e cheia de alguma coisa que nem sabemos bem.

Lucia Berlin escreve contos. Escreve contos sobre si própria. Lucia escreve sobre Lucia, ou Lu, ou o nome que ela quiser. Porque Lucia viveu muitas coisas, viveu muitas vidas e viveu as vidas dos outros. E as vidas dos outros nunca são más e são sempre fascinantes.

Com um sentido de humor carregado de neurose, num estado ébrio permanente, quer dentro quer fora da história, assistimos ao crescimento da autora, ao seu envelhecimento. A visão analítica e desprendida, cheia com a inocência do louco, mostra-nos uma forma de viver na América esquecida. 

Por isso, acho que vale a pena conhecer a Lucia.