Quero Apenas o Melhor Para Ti
Mason Deaver
2019
Romance
Livro que li para o BookClub LGBT do Círculo dos Cogumelos.
Este é um livro diferente do habitual, porque está escrito no sistema Elu (sistema criado para inclusão de género neutro na linguagem, tudo ok). Ben é uma pessoa não-binária que é expulse de casa e vai viver com a irmã noutra cidade. Terá de fazer novos amigos e novos amores.
É um livro muito comovente, confesso que até chorei numa parte, queer kids have it hard. No entanto, a tradução portuguesa peca por estar cheia, cheia!, de gralhas. Isto fez com que houvesse partes em que eu não soubesse se as pessoas estavam a dar misgender a Ben, se era gralha, se era de propósito ou se era sem querer. Muito confuso para quem não está habituado ao sistema Elu, e eu estava a esforçar-me.
Além disso, há coisas estranhas. Se a pessoa amiga de Ben é não binária (não binária? Não binari?) porque é que usa lenço na cabeça? Isso não é só para as pessoas que se identificam como género feminino? Se Ben não tem jeito nenhum para inglês, porque é que vai trabalhar a escrever discursos sobre género? Se Ben tem jeito para o desenho, porque é que não tem jeito para pintar as unhas? São estas pequenas coisas.
Mas gostei muito do livro e li-o num instante. Eu não sou muito de young adult, sou uma old adult, mas gostei de lhe dar esta oportunidade.