Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

19.1.24

Quero Apenas o Melhor Para Ti

 

Quero Apenas o Melhor Para Ti
Mason Deaver
2019
Romance


Livro que li para o BookClub LGBT do Círculo dos Cogumelos.

Este é um livro diferente do habitual, porque está escrito no sistema Elu (sistema criado para inclusão de género neutro na linguagem, tudo ok). Ben é uma pessoa não-binária que é expulse de casa e vai viver com a irmã noutra cidade. Terá de fazer novos amigos e novos amores.

É um livro muito comovente, confesso que até chorei numa parte, queer kids have it hard. No entanto, a tradução portuguesa peca por estar cheia, cheia!, de gralhas. Isto fez com que houvesse partes em que eu não soubesse se as pessoas estavam a dar misgender a Ben, se era gralha, se era de propósito ou se era sem querer. Muito confuso para quem não está habituado ao sistema Elu, e eu estava a esforçar-me.

Além disso, há coisas estranhas. Se a pessoa amiga de Ben é não binária (não binária? Não binari?) porque é que usa lenço na cabeça? Isso não é só para as pessoas que se identificam como género feminino? Se Ben não tem jeito nenhum para inglês, porque é que vai trabalhar a escrever discursos sobre género? Se Ben tem jeito para o desenho, porque é que não tem jeito para pintar as unhas? São estas pequenas coisas.

Mas gostei muito do livro e li-o num instante. Eu não sou muito de young adult, sou uma old adult, mas gostei de lhe dar esta oportunidade.

O Feitiço de Xangai

 

O Feitiço de Xangai
Juan Marsé
1993
Romance


Livro que me ofereceram num agradabilíssimo encontro do BookCrossing.

No entanto não gostei muito dele. Um rapazinho com jeito para o desenho é transportado de um lado para o outro por um homem meio maluco que recolhe assinaturas contra uma fábrica que supostamente está a poluir o ar. Por isso, conhece uma rapariguinha tísica, da qual terá de fazer um desenho. O pai dessa rapariga está desaparecido, e um amigo dele vem a casa dela contar do paradeiro do homem. Está em Xangai. E vai contar a história dele.

Por um lado, parece-me desadequado contar a história de Xangai a umas crianças tão pequenas, sobretudo quando a história é tão sexual e violenta. Por outro lado, a parte de o rapaz andar com o maluco a recolher assinaturas é aborrecidíssima. 

No entanto, a história de Xangai é quase um policial noir. É bastante interessante. Mas quando se revela que é tudo uma mentira, ficamos com um grande desapontamento. E o final, o que acontece à rapariga, também é desapontante e fica a saber a pouco.

É issso: o livro fica a saber a pouco.

A Saga de Gösta Berling

 

A Saga de Gösta Berling
Selma Lagerlöf
1891
Romance


Livro que me ofereceram pelo Natal. Absolutamente adorei. Passado numa maravilhosa paisagem selvagem, conta a história de Gosta Berling, ex-pároco que abandona a fé para se dedicar às maravilhas da festa e da bebida. 

É um conjunto de histórias puramente mágicas, que misturam lendas e fantasias com a realidade histórica. Assim, no meio de bruxas e deuses misteriosos, estão aldeões e pessoas ricas que se divertem e fazem festas, que amam e que odeiam, que vivem e morrem, tudo escrito com uma grande sinceridade e simplicidade que tornam esta narrativa numa coisa absolutamente deliciosa.

Foi uma maravilha ler este livro e não posso deixar de o recomendar a toda a gente.

Hypnosis Mic: Division Rap Battle - Rhyme Anima

 

Hypnosis Mic: Division Rap Battle - Rhyme Anima
Ono Katsumi - A-1 Pictures
Anime - 13 Episódios
2020
6 em 10


E que tal um anime sobre... Batalhas de rap? Realmente fazem animes sobre tudo...

Acabou por ser um anime bem mais divertido do que eu pensava. Temos um cast enorme de gajos todos jeitosos, cada um com o seu estilo de rap, e cada estilo de rap tem poderes graças a uns microfones mágicos. Há um que chama fantasmas, outro chama rebuçados, outro cura as pessoas, outro chama tanques de guerra, enfim, uma miríade de poderes graças à força das rimas.

E o pior é que as músicas nem são nada más! Em cada episódio estas equipas de três cantam umas contra as outras, até à batalha final.

Só tive pena que quase não houvessem personagens femininas, porque queria também meninas a rapar.

Gostei.

Gran Torino

 

Gran Torino
Clint Eastwood
2008
Filme
5 em 10


Clint Eastwood está a enterrar a sua mulher. Ele está farto da vida e sobretudo está farto dos seus vizinhos. Ao longo do tempo o seu pacífico bairro de gente branca e patriota vem sendo substituído por asiáticos. E desde a guerra da Coreia que ele odeia asiáticos. Quando o seu jovem vizinho lhe tenta roubar o carro, um Gran Torino, acaba por fazer amizade com os vizinhos do lado, que estão envolvidos com uns gangsters coreanos. E aí as coisas podem azedar.

Neste filme, Clint Eastwood faz o papel de todas as personagens de Clint Eastwood ao mesmo tempo. Ele é um poderoso mauzão com bons sentimentos, tudo ao mesmo tempo. Aconselha e dá para trás, é amigo e implicante. 

Mas o filme, a história de um homem que se redime e deixa de ser racista à medida que vê que os outros são pessoas como ele, acaba por ser um pouco básico demais para o meu gosto.

Além disso, acho que já o tinha visto. Vi outra vez. Olha.

Scott Pilgrim Takes Off

 

Scott Pilgrim Takes Off
Brian Lee O'Malley & BenDavid Grabinski
2023
Série


Um anime, do Studio SARU ainda por cima, mas que não é um anime. Tem dobragem com os actores do filme original, foi produzido no ocidente, mas tem o estúdio japonês. O MAL não o considera um anime. Então não será um anime. Mas tem tudo para ser anime. Fica o mistério para vocês.

Esta é uma versão alteranativa da história de Scott Pilgrim e Ramona Flowers. Eles conhecem-se e tudo começa na mesma, com a luta contra a liga dos ex-namorados. Mas Scott... Perde. E desaparece. Agora Ramona está à procura dele, e será ela a lutar contra os ex-namorados.

Um anime louco, com uma animação desenfreada, e uma história cuja moral nos remete a procurar o amor próprio, a identidade e a conexão com os outros.

Adorei e quero fazer cosplay de Ramona patinadora!



One Piece

 

One Piece
Matt Owens & Steven Maeda
Série
2023


One Piece? Não, nem pensar que me vou por a ver 1000 episódios de anime! Estão loucos! Vou mas é ver a nova série da Netflix! Sim, a que tem pessoas!

E devo dizer que gostei muito!

É difícil de adaptar um anime para uma série com pessoas, pessoas a sério, pessoas humanas. O anime, sobretudo o shonen, é inerentemente ridículo. Tem coisas ridículas, tem gotas a cair da testa, tem exageros, tem frases parvas. Mas esta série consegue pegar nisso tudo e fazer algo de muito engraçado. O protagonista genki consegue não ser irritante, e os outros personagens, cada um com a sua história, cada um com o seu passado, são cativantes e interessantes, com muita personalidade.

Até coisas como os ataques terem nomes são gozadas, e isso é muito refrescante.

Os efeitos especiais também estão muito bem feitos, e estão bem adequados por forma a serem realistas dentro do seu contexto. O pirata que estica, assim, acaba por ser real e não ridículo, e a série manteve-me tão agarrada que fiquei até às cinco da manhã acordada para a acabar.

Gostei imenso e agora aguardo pacientemente pela segunda season.

Killers of the Flower Moon

 

Killers of the Flower Moon
Martin Scorcese
2023
Filme
7 em 10


Fomos ver este filme ao cinema.

Quando se descobriu que o petróleo corria em barda debaixo da terra dos nativos americanos, o povo branco decidiu planear-se para ficar com ele a toda a força. Através de casamentos variados, era a forma de as gerações seguintes ficarem com as terras. O pior foi quando os nativos começaram a morrer de formas misteriosas. E foi aí que o recém fundado FBI começou a investigar.

Este filme fala de todos esse assuntos, de como os nativos foram vítimas desta violência quase genocida sem que ninguém lhes ligasse nenhuma, de como os poderosos manipularam os mais fracos e mais estúpidos para os seus próprios efeitos, e de como não houve arrependimento de nenhuma parte, apesar de ainda haver amor. Com performances fantásticas de todos os actores, este filme é uma homenagem ao que aconteceu, ao que podia não ter acontecido, é uma homenagem aos que morreram, é uma homenagem aos seus descendentes.

Com um trabalho fora de set, de pesquisa e estudo, que permitem um detalhe histórico muito exacto, este filme é um documento muito importante sobre este acontecimento esquecido, que o trata da perspectiva da vítima, sem esconder o horror e o medo, e sem esconder o impacto que isso trouxe para as gerações futuras que, apesar de tudo, sobreviveram e ainda aqui estão para reclamar o que é seu.

Esperemos que seja recompensado com os seus prémios.

Zombieland Saga

 

Zombieland Saga
Takashi Murakami - MAPPA
Anime - 12 Episódios
2018
7 em 10


Quando comecei a ver o anime fiquei "esperem lá, isto é sobre idols? Não é sobre zombies?". Mas afinal é sobre idols E sobre zombies! É sobre idols que são zombies!

Saga é uma terra no Japão que está a lutar contra o envelhecimento da população e abandono da zona. Como lutar contra isso? Com um grupo de idols, evidentemente. E como arranjar as melhores idols? Com uma colecção de zombies talentosos! Agora as zombies terão de treinar os seus passos de dança, os seus talentos vocais e dedicar-se ao máximo para serem populares e salvar a terra de Saga!

É um anime estranho, mas que é muito divertido. As personagens são todas únicas e cativantes, e cada uma tem a sua história e maneira de ser. Queremos conhecê-las, aprender mais sobre elas, saber como morreram e como vão dar a volta aos desafios que vão surgindo. As músicas são imensas e são fantásticas, algumas até me deixaram com lágrima no canto do olho. E a animação é bastante boa até!

Fiquei até com vontade de fazer um grupo de cosplay inteirinho com as personagens todas! Quem alinha?

Rashomon

 

Rashomon
Akira Kurosawa
1950
Filme
8 em 10


Três viajantes protegem-se da chuva num templo abandonado e partilham uma história de que ouviram falar. É a história mais perturbadora de que vamos ouvir falar nos próximos tempos: uma mulher foi violada e o seu marido assassinado. No julgamento ouvimos as três versões, a do bandido, da mulher e a do espírito do morto. Qual será a verdadeira?

Filmado com uma mestria inconcebível para época (até o sol Kurosawa filma!), este é um filme extraordinário, em que cada versão da história nos mostra mais sobre as personagens, mudando-as e transformando-as e dando mais coerência a cada uma destas pessoas, a esta realidade do acontecimento até chegarmos à versão verdadeira. Os actores transformam-se verdadeiramente de versão em versão, e nem tudo o que parece ao início é real.

A forma de contar a história é revolucionária, uma nova forma de fazer cinema para a época, e o detalhe dado aos cenários e roupas, à forma como os actores contam a história ao espectador e não uns aos outros, torna todo o filme quase que íntimo, como se nós estivessemos lá com eles.

Foi um filme que me surpreendeu do início ao fim, e que recomendo vivamente.

Being There

 

Being There
Hal Ashby
1979
Filme
7 em 10


Peter Sellers é Chance, um jardineiro que perdeu o seu patrão e agora não sabe o que há-de fazer. Ele tem algumas limitações, ele é como se fosse uma criança num mundo misterioso, no entanto graças à sua inocência, sorte e palavras fáceis irá vingar na vida.

Este é um filme que tem tanto de maravilhoso como estranho. É uma crítica à alta sociedade e à política, mas também uma crítica à sociedade regular. Impressionou-me a forma como Chance, por ser um homem branco e bem vestido, é imediatamente aceite como membro da sociedade apesar de ninguém saber quem ele é.

O discurso de Chance é simples e sábio, mas o mais surpreendente é como ninguém adivinha as suas limitações, como ninguém descobre que ele sempre viveu escondido dentro de uma casa num bairro de ninguém, como toda a gente o acredita como guru da verdade sem o duvidar.

Este filme tem uma magia própria, e Peter Sellers é o actor que nos traz essa magia.

Akanesasu Shoujo

 

Akanesasu Shoujo
Tamamura Jin - DandeLion Animation Studio
Anime - 12 Episódios
2018
6 em 10


Vi este anime para o jogo mensal em que participo, mas já de há alguns meses.

Um clube de rádio vai fazer uma actividade misteriosa. Quando colocam o rádio numa frequência tal à hora tal, as meninas são transportadas para outro mundo, um fragmento, onde estão outras versões delas. Lá, elas têm poderes alternativos. Terão de lutar para salvar esses mundos, por forma a salvarem as suas versões alternativas.

Este anime é como se fosse uma outra versão dos famosos multiversos que andam a pulular por aí na cultura pop, mas mais... Anime. Temos designs interessantes, embora por vezes a roçar o absurdo, e as versões alternativas das personagens em cada episódio motivam sempre para ver o que vai acontecer. No entanto, a conclusão épica acaba por ser um pouco exagerada para este contexto, e talvez o anime acabe por falhar por causa disso.

Apesar de tudo foi divertido de ver, embora já me esteja a fugir da memória.

Five Nights at Freddy's

 

Five Nights at Freddy's
Emma Tammi
2023
Filme
4 em 10


Estava ansiosa por ver este filme. Já tinha lido tudo sobre o jogo, e anda super popular no cosplay, então eu queria saber mais sobre a história. Por isso queria ver o filme. Mal sabia eu que o filme era uma... Bosta. Mesmo uma bosta.

Um rapaz desempregado com uma pequena irmã aceita o pior trabalho de sempre: ser guarda nocturno numa pizzaria abandonada. Nesta pizzaria há uns animatrónicos. E estes animatrónicos pelos vistos estão assombrados por almas de crianças mortas. Até aqui tudo bem, excepto que os animatrónicos não são assustadores (são simpáticos), os actores esão extraordinariamente maus, a narrativa é horrivelmente foleira ("ah, ele afinal é meu pai") e no geral é tudo horrível.

A única coisa que safa são mesmo os animatrónicos em si, que estão bem feitos, foram feitos pela Stan Winston School.

Porque de resto este filme é uma sucessão de horrores, e tem quase três horas, e é feio, e está mal feito, e é um desperdício de recursos de tempo e naturais que podiam ser utilizados a fazer algo de bom, por exemplo, a plantar árvores. Sei lá.

Oooku

 

Oooku
Abe Noriyuki - Studio Deen
Anime - 10 Episódios
2023
7 em 10


Já há imenso tempo que queria ler este manga, que é de uma das minhas mangakas preferidas, tanto que até já tinha comprado dois volumes aleatórios. Qual a minha surpresa quando vi que o anime foi lançado e distribuído pela Netflix! Tinha de ver!

A proposição é simples: na época Edo, uma doença misteriosa matou uma grande percentagem dos homens e, por isso, as principais tarefas destes foram atribuidas às mulheres. Isto inclui a função de shogun. Este anime conta como surgiu a primeira shogun feminina e o Oooku, uma espécie de harem só de homens ao serviço da shogun(a).

É um anime que fala da dicotomia macho-fêmea, do lugar da mulher na sociedade antiga e de como os estereótipos podem ser tão facilmente quebrados quando mudamos ligeiramente o contexto das coisas. A história é violenta e triste, com abusos de poder aliados a abusos da sexualidade, e isso foi impressionante para mim. 

Infelizmente a arte digital utilizada tem tanto momentos de grande beleza como momentos de grande estranheza, mas não se pode esperar grande coisa deste estúdio que sempre nos habituou à mediocridade.

É uma excelente história josei, e agora quero ainda mais ler o manga.

The Killer

 

The Killer
David Fincher
2023
Filme
7 em 10


Um assassino a soldo vive a sua vida normal, regrada, tabelada. Tudo tem de ser perfeito para que ele possa cometer os seus assassinatos regularmente. Até que um dia comete um erro. E isso tem como consequência que ataquem a sua família. Ora, isso vai fazer com que o assassino se remeta a uma viagem de vingança em que, um por um, irá assassinar os seus patrões e todos os envolvidos no acto de violência que lhe fizeram.

Um filme activo, veloz, sem nenhum elemento extra, que nos mantém sempre colados ao ecrã à espera de ver a próxima cena de acção. Este assassino é altamente eficiente, e o filme segue os seus passos. Não existe nenhuma gordura nesta narrativa e tudo funciona numa engrenagem muito bem oleada, numa sucessão de cenas encadeadas que - ao ritmo dos Smiths - nos mostram mais que uma história de vingança: um estudo de uma personagem que procura mais do que ser um simples assassino, mais do que uma simples peça em algo maior que ele, mas sim um indivíduo com quereres e vontades.

Um excelente filme de acção e uma noite muito bem passada no cinema Charlot em Setúbal.

O Preço de um Cão

 

O Preço de um Cão
Patricia Highsmith
1972
Policial


Ano novo, vida nova! Há muito tempo que não vinha aqui escrever neste espaço, então tenho imensas entradas acumuladas no meu bloco de notas. Durante os próximos tempos irei tentar colmatar essa falha, por isso vamos lá!

Começamos por este livro, achado no lixo, um policial de Patricia Highsmith, autor da qual por acaso tinha ouvido falar recentemente num podcast. Este é um policial um pouco diferente, porque sabemos de imediato quem é o culpado e o inocente e, no fundo, o que queremos saber é mais como as personagens interagem e se desenvolvem e não como vamos descobrir o assassino. Nesse aspecto é um livro bastante original.

No entanto, os personagens não me cativaram, não me consegui ligar a elas. Os donos da cadela, preocupados e sinceros, parecem as pessoas mais lógicas no meio do livro todo. O assassino de cães é um escroque, está visto, mas a personagem principal - o polícia - acaba por ser uma figura incompleta e repleta de incoerências, que acabam por o levar a tomar atitudes erráticas.

Por isso fiquei com um sentimento meio arrefecido com este livro, e não posso dizer que tenha gostado por aí além.