Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

21.7.23

Ted Lasso

 

Ted Lasso
Jason Sudelkis
2020
Série


A esposa do dono de uma equipa de futebol divorcia-se e, como prémio, ganha essa equipa. Agora a sua missão é destruí-la, e para isso contrata como treinador o Ted Lasso, que teve muito sucesso na América mas em... Futebol Americano.

Ted Lasso é um personagem cativante, daqueles que nos diz que os homens de bigode são sempre boas pessoas. Ele motiva os seus jogadores não se importando com a vitória ou com a derrota, ele trabalha com as emoções, é um mestre das soft skills. Mas isso será suficiente para competir na Premier League inglesa, tão desafiante?

A série tem, então, vários elementos de comédia, mas também nos fala de pequenos dramas humanos que afectam as personagens de várias formas. O divórcio, a vingança. O amor, a amizade. Tudo isso é abordado de forma simples e bem disposta.

Gostei bastante e aguardo para ver mais seasons.

Renfield

 

Renfield
Chris McKay
2023
Filme
5 em 10


Renfield é o ajudante do Dracula, e o Dracula é o Nicholas Cage.

Tendo isso como premissa, vamos acompanhar as aventuras de Renfield enquanto protege o seu patrão e, depois, enquanto tenta salvar os novos amigos que fez.

É um filme divertido, com detalhes engraçados (ganhar o poder quando se come insectos, por exemplo) e com uma espécie de crítica social ao jovem gourmetizado, que só é desenvolvida pelo lado cómico. Os efeitos especiais são apenas moderadamente terríveis, e Nicholas Cage faz um bonito papel enquanto Dracula, como é de sua competência.

Não fica na memória, mas foi engraçado.

The Bear

 

The Bear
Christopher Storer
2022
Série


The Bear foi considerado o melhor cozinheiro do mundo, e trabalhou nos mais conceituados restaurantes. Mas no dia em que o seu irmão morre, ele recebe uma herança: um pequeno restaurante em Chicago, que está mesmo no limite da exaustão. Apoderando-se do restaurante, este cozinheiro irá tentar algo diferente: tem de organizar esta cozinha, tem de ganhar a confiança dos seus colegas, tem de criar um menu de génio. E agora?

Uma série com muito de humor, mas que também demonstra bem o stress que é trabalhar numa cozinha. Ao longo destas duas seasons, conseguimos ver personagens a evoluir, a crescer e a aprender, e a criar algo do zero que poderá vir a ser fantástico.

A montagem da série mostra-nos um pouco da cidade de Chicago, fria e monumental, mas também o calor da criação humana, e a paixão pelo serviço de restauração.

Gostei muito e estou ansiosa pela próxima season.

Lolita

 

Lolita
Stanley Kubrick
1962
Filme
6 em 10


Eu já tinha feito uma tentativa de ver este filme, mas não tive sucesso. Agora fui essencialmente forçada a vê-lo, contra a minha vontade, porque tinha a sensação de que ia ser muito chato.

Acertei.

O filme distingue-se do livro em vários pontos, sendo o principal a idade da Lolita. Apesar disso, é uma história de pedofilia bem horrenda, que apenas pode ser adaptada graças às capacidades geniais de Kubrick: ele consegue mostrar-nos o evidente sem, na verdade, por nada de concreto no ecrã. Para mim isso é o ponto forte deste filme.

Porque de resto é absurdamente aborrecido, fiquei sem vontade nenhuma de ver filmes depois deste.

Cocaine Bear

 

Cocaine Bear
Elizabeth Banks
2023
Filme
4 em 10


Vagamente inspirado num urso que comeu montes de cocaína e morreu, este filme fala-nos de um urso que comeu montes de cocaína e se pôs a atacar tudo e todos.

Um filme divertido sem grande conteúdo, em que o principal foco é a capacidade de uma mãe ultrapassar todos os obstáculos para salvar as crianças. O urso em si está tão mal feito digitalmente que acaba por ser muito estranho.

O filme é uma comédia, mas podia ter um pouco mais de sangue e tripas para se tornar ainda mais engraçado. Fora isso, ficou-me tão fora da memória que me esqueci de escrever sobre ele e só agora me lembrei.

Fushigi no Kuni no Miyuki-chan

 

Fushigi no Kuni no Miyuki-chan
Hamatsu Mamoru - animate Film
Anime OVA - 2 Episódios
1995
4 em 10


Convidei uma amiga para ir lá a casa e ela trouxe este DVD. A minha televisão está estragada, então vimos metade do ecrã normal e a outra metade anormal, mas deu para entender tudo.

Então, este OVA das CLAMP é um recontar da história da Alice no País das Maravilhas, que pessoalmente não gosto nada. Miyuki-chan é a protagonista, e ela vai parar a este mundo estranho, onde mulheres e flores e tudo quanto existe só está lá para a assediar, para a apalpar e para lhe levantar a saia.

Pessoalmente isto desagrada-me bastante. É um tipo de humor característico de anime que nunca apreciei, e que não me faz rir de todo. Além disso, não consigo entender o porquê de mulheres escreverem aventuras misóginas, parece-me absurdo (mesma razão pela qual não gosto da Rumiko, como sabem).

É certo que os designs são muito giros e todas as personagens são únicas. Mas parece-me que isso é insuficiente.

O Esplendor de Portugal

 

O Esplendor de Portugal
António Lobo Antunes
1997
Romance


Quando comecei este livro pensei logo "eu não percebo nada disto, devia desistir". Mas desta vez habituei-me logo ao estilo de Lobo Antunes, e consegui lê-lo num instante.

Este livro conta a história de uma mãe e dos seus três filhos, nascidos e educados em Angola e depois expulsos durante a Guerra Colonial. É um relato doloroso de quatro situações diferentes, de quatro situações de violência, de quatro situações de solidão.

Existem passagens terríveis, de horror corporal, de puro gore. Existem também passagens tristes, de desespero, de horror familiar. À medida que o autor vai revelando a história familiar destas pessoas, encontramos personagens que têm tanto de humano como de incompleto, o que as torna extremamente realistas.

Apesar de toda a violência, acaba por ser um livro anti-colonial, uma história que revela que o horror da guerra não afecta só os seus intervenientes, mas também os que mudam, e os que ficam.

Tai-Pan

 

Tai-Pan
James Clavell
1966
Romance


Já disse que odeio barcos? Acho que sim. Então imaginem o meu terror quando comecei a ler este livro monstruoso e me apercebi que a maior parte dele é passado a bordo de, sim, barcos (...)

Esta obra monumental romantiza a fundação do domínio de Hong-Kong, e o envolvimento das diversas casas comerciais inglesas na sua criação e manutenção. O livro acaba por ser uma grande aventura de vários personagens envolventes e originais, sempre com coisas a acontecer, cada uma mais mirabolante que a outra.

Sobretudo, o livro revela uma grande paixão do autor pela China e por Hong-Kong, já que ele fala com precisão das diferenças culturais, apontando muitas vezes a superioridade asiática em alguns hábitos sociais (sabiam que os europeus não limpavam o rabo? Eu também não)

Se ao início achei muito aborrecido, no final queria apenas que a história continuasse eternamente. Recomendo.

The Covenant

 

The Covenant
Guy Ritchie
2023
Filme
6 em 10


Estamos em plena guerra do Iraque e os soldados americanos contam com um tradutor para os ajudar. Um dia, caem numa emboscada e só um deles sobrevive. O tradutor irá fazer todos os possíveis para o transportar até um lugar seguro. E depois disso, o soldado irá retribuir o favor.

Este filme é quase uma roadtrip pelas estepes iraquianas, com um homem a arrastar outro homem pelos campos e colinas. A maior parte do filme é, então, o soldado a alucinar sem saber bem onde está, e o tradutor a dizer-lhe que está tudo bem. Sabendo que isto é baseado numa história real, ficamos felizes por saber que tudo está bem quando acaba bem, no entanto ficamos na dúvida se contar esta história era realmente necessário: não tem muito conteúdo, na verdade.

Continuamos sem saber onde é que os soldados fazem xixi.

Uma Paixão Simples

 

Uma Paixão Simples
Annie Ernaux
1991
Novela


Livro minúsculo da mais recente Nobel, recebido através do BookCrossing.

O relato de uma paixão simples mas muito intensa, entre a narradora e um homem - estrangeiro, casado - com quem mantém uma relação secreta. Um livro pequenino mas muito compacto, em que passamos do amor à amargura, do erotismo ao ciúme, da alegria ao desespero, tudo num instante, tudo num pequeno suspiro de quem já perdeu esse amor.

Apesar de estar muito bem escrito, acho que este livro não transmitirá a verdadeira genialidade da Nobel, portanto fico à espera de ler mais.

Scaramouche

 

Scaramouche
Rafael Sabatini
1921
Romance


O outro livro recuperado da colecção que falei anteriormente. Este gostei bastante.

Estamos em França e os ânimos estão exaltados. Após um aristocrata ter assassinado o seu melhor amigo, um rapaz coloca-se em fuga e junta-se a uma trupe de artistas. À medida que vai tendo mais sucesso com a sua personagem "Scaramouche", aproveita-se do tempo em palco para arrebatar emoções políticas, até ao momento em que estala a revolução.

Este livro apresenta uma forte crítica à nobreza e àqueles que tudo podem e tudo querem só porque têm dinheiro e estatuto social. O personagem principal é muito cativante, quer dentro ou fora de "Scaramouche", e a forma como ele vai crescendo e escapando aos perigos é uma grande aventura.

Sem dúvida um dos grandes exemplos da literatura juvenil de época.

The Super Mario Bros. Movie

 

The Super Mario Bros. Movie
Aaron Horvath & Michael Jelenic
2023
Filme
6 em 10


Nunca na minha vida joguei ao Super Mário. Achava até um jogo chato, especialmente o Mario 64 que nunca percebi como funcionava. Mas segundo consta, este filme faz uma excelente adaptação do ambiente do jogo, mostrando detalhes, personagens e vários elementos que realmente existem no franchise.

Achei o filme divertido, bem animado, muito colorido. Claro que é difícil dar alguma densidade a personagens de um jogo de plataformas, mas gostei da forma como colocaram Mario e Luigi com uma empresa de canalização à espera de sucesso. Foi a forma de colocarem os personagens a crescer com a narrativa.

De resto, a mistura dos elementos cinematográficos com os de jogo correu muito bem, e acho que podemos olhar para este filme como exemplo de coisa bem feita. Venham mais!

Biblioteca Pessoal

 

Biblioteca Pessoal
Jorge Luís Borges
1988
Crítica


Imaginemos que Jorge Luís Borges tinha um blog, e que nesse blog colocou os seus autores preferidos e uma pequena review sobre eles, como fazemos aqui neste espaço de vez em quando.

Esse "blog" é este livro, que reúne os autores preferidos de Borges e os respectivos comentários e recomendações literárias. Evidentemente que são quase todos clássicos, excepto Cortazar, e que desconhecia a maioria. A sua forma de explicar como estes autores são excelentes também não é muito convincente, na medida em que a maior parte das vezes ele só lhes põe defeitos.

Breve nota para o facto de estar lá o Eça de Queiroz.

Benito Cereno

 

Benito Cereno
Herman Melville
1855
Novela


Este livro foi-me trazido pelo meu pai porque pertencia a uma colecção de clássicos que eu adorei na infãncia. No entanto, há vários elementos para mim que tornaram esta leitura detestável.

Para começar, odeio barcos. Detesto histórias com barcos, eu não sei de que lado é a popa e de que lado é a proa, e também não me interessa e não quero saber. Ora, este livro é todo passado num barco, o que me levou a uma exaustão mental completa.

Depois, odeio racistas, e o Herman Melville não o podia ser mais com este livro. Não interessa que o homem vivia no século XIX e ainda havia escravatura, interessa é que colocar os revolucionários negros do lado do mal e o parvalhão que os escravizava do lado do bem é fundamentalmente errado, e não gosto disso.

Por isso não gostei deste livro e só o vou guardar pelo significado pessoal da colecção em si, da qual já não restam muitos livros.

O Hóspede de Job

 

O Hóspede de Job
José Cardoso Pires
1963
Romance


Agora que olho para a capa do Goodreads, eu acho que já tinha lido este livro, mas não devo ter percebido nada na altura. Neste momento já percebi melhor, o que significa que me tornei mais esperta com o tempo, viva!

Este romance fala dos exercícios militares no Alentejo profundo, precisamente quando a soldadesca se está a preparar para mais da guerra colonial, e das consequências que esta "invasão militar" tem na vida das pessoas que vivem na zona.

A escrita é muito directa e por isso este livro é muito fácil de ler, apesar de o tema ser um pouco difícil, e de acontecerem uma série de tragédias enroladas umas nas outras que tornam a condição humana destes personagens em algo muito complicado.

Ainda assim gostei, mas acho que não me vai ficar na memória.

Romance Negro

 

Romance Negro
Rúbem Fonseca
1992
Contos


O último livro de contos que tenho do autor foi talvez o que menos gostei. A sua escrita continua acutilante, ácida, e ele consegue observar o mais evidente através dos olhos dos seus personagens estranhos e cativantes.

Gostei especialmente de dois contos: o do vegetariano, que é perturbador e assustador ao mesmo tempo, e que nos fala sobre o significado da morte alimentar, o significado da morte enquanto nutrição física e mental; e o que dá título ao volume, que conta uma história policial mas ao contrário, e cujo mistério se desenrola com uma mestria tal que não conseguimos parar de ler.

Com estes livros fiquei a conhecer melhor este autor, e está já no meu top de contista favoritos de sempre. Genial.

O Caso do Segredo da Enteada

 

O Caso do Segredo da Enteada
Erle Stanley Gardner
1963
Policial


Quando comecei a ler este livro achei tudo muito estranho, porque começava quase da mesma forma que outro que tinha lido. Descobri rapidamente, então, que isto se trata de uma longa série de livros policiais protagonizados pelo advogado brilhante Perry Mason.

Esta é a história de uma ameaça e extorsão de gente muito rica, que se resolve só depois da intervenção de vários mergulhadores e coisas do género. Há mortes e tudo, malinhas de mão, micro-pistolas, enfim, uma panóplia de elementos que não podiam faltar num livro policial.

Mas este livro tem tudo e acaba por não ter muito conteúdo apesar disso. As personagens não nos cativam o suficiente para nos preocuparmos com elas, afinal o que me interessa que os ultra-ricos fiquem sem os seus queridos dólares?

Talvez este tipo de livro já não funcione no século XXI

The Travelling Cat Chronicles

 


The Travelling Cat Chronicles
Hiro Arikawa
2012
Romance


Livro que a minha mãe me ofereceu depois de uma viagem a Amsterdão. Em inglês, claro, não em holandês.

Um rapaz adopta um gato de rua, e eles tornam-se muito amigos. Mas depois, sem saber porquê, o gato é levado numa grande viagem pelo Japão, tendo em vista a sua adopção por outra pessoa. Nessa viagem, aprendemos sobre o passado dos amigos do dono do gato, e também sobre pequenos detalhes da vida do gato em si.

Quando chegamos à conclusão dá um baque no coração, quase chorei. Foi muito emocionante.

A escrita é simples e directa, é fácil de perceber cada uma das histórias e como este gato influencia cada uma das pessoas. No entanto, alguns factos sobre gatos estão completamente ao contrário, e sendo o gat o narrador isso torna a leitura muito duvidosa.

Ainda assim gostei bastante.

Guardians of the Galaxy Volume 3

 

Guardians of the Galaxy Volume 3
James Gunn
2023
Filme
4 em 10


Essencialmente levada em braços até ao cinema para ver este filme por pura obrigação familiar, devo anunciar que o Marvel Cinematic Universe é o estado cinematográfico mais abjecto de que há memória na história do cinema.

Um filme que quase podia ser de animação devido à quantidade absurda de efeitos especiais, com uma história para fazer os veganos chorar, mas que no fundo não interessa nada a ninguém. Apesar dos momentos de comédia, quase todos protagonizados pela menina das antenas, o filme é demasiado longo, demasiado aborrecido e com elementos trágicos demasiado forçados para que faça sentido.

Considero este filme um desperdício de tempo, de orçamento e de paciência, e detestei ter saído do cinema à meia noite depois de o ver. Tinha de trabalhar no dia a seguir, e James Gunn não respeita isso.

The Lost Daughter

 

The Lost Daughter
Mary Gillenhaal
2021
Filme
6 em 10


Sabem quando o trailer é completamente diferente do filme? Este é um desses casos.

A filha perdida não é, então, uma história de rapto e sequestro, mas sim uma análise de personagem e um exercício de actuação bastante curioso. Uma mulher vai de férias e conhece uma família de pessoas um pouco implicativas. No dia em que uma criança dessa família se perde, a mulher vai começar a dar voltas à cabeça tentando encontrar significados para o seu passado, para as suas atitudes, e para compensar os actos anteriores em relação às suas próprias filhas.

Apesar de ser um exercício interessante, penso que o filme falha bastante ao colocar outra actriz como a versão mais nova da personagem. Acho que teria sido mais eficiente se utilizassem a mesma actriz maquilhada, assim como o próprio exercício teria sido mais completo.

De resto, foi bastante interessante.

Atom: The Beginning

 

Atom: The Beginning
Tatsuo Satou - Production I.G.
Anime - 12 Episódios
2017
6 em 10


Na falta do meu clube habitual, que fechou portas recentemente, comecei a participar num jogo novo. O primeiro anime que calhou ver foi este.

Trata-se de um espécie de prequela ao famoso Astro Boy de Osamu Tezuka, falando-nos da vida passada dos cientistas que o criaram e da sua criação do momento. É um anime divertido, em ambiente escolar/universitário, em que cada episódio nos mostra uma aventura diferente deste robot e dos seus criadores, muitas vezes com traços de slice of life e outras um pouco infantis.

Apesar disso, o anime consegue trazer um pouco da filosofia do autor original no debate entre robots dos últimos episódios, em que no fundo eles discutem a sua utilidade, a sua vida, e a sua capacidade de auto-desruição.

Não recomendaria este anime, mas para fãs de Tezuka pode ser mais um complemento às suas histórias.

A Invenção de Morel

 

A Invenção de Morel
Adolfo Bioy Casares
1940
Romance


De volta para mais uma sessão de reviews, começamos por este livro que o meu pai me deu com indicação de "BookCrossing Directo". Apesar de tudo isso, gostei bastante.

É uma história muito surreal de um homem que se vê preso numa ilha aparentemente habitada, mas que rapidamente descobre que essas pessoas da ilha são todas fruto de uma máquina, a tal "invenção de Morel". A forma como ele descobre isso passa por muitos passos, em que ele continua a pensar que tudo é real, mas a partir do momento em que percebemos o funcionamento da máquina tudo fica claro.

Escrito sob a forma de um diário, é um livro estranho e difícil de digerir ao início, mas que rapidamente se torna viciante.

Vai para o BookCrossing, sim, mas não sem alguma pena.

20.7.23

Tanta Gente, Mariana

 

Tanta Gente, Mariana
Maria Judite de Carvalho
1959
Contos


Um conjunto de contos que aborda a condição feminina da época. Contos que relatam vidas destas mulheres, destas famílias, destas pessoas, vidas dolorosas e magoadas.

Vidas simples.

Porque em 1959 tudo era mais simples, tudo era escuro, cinzento, triste. A dor destas personagens por terem incapacidades fisicas ou sociais, a dor destas mulheres é a dor de toda a sociedade da época, pobre e limitada, sem grandes novidades, tudo funcionando regularmente.

Por isso, ler este livro é um exercício de estranheza.

Para mais, dentro do livro, estava uma madeixa de cabelos. Coisas que acontecem com livros velhos em segunda mão.

O Louco do Czar

 

O Louco do Czar
Jaan Kross
1978
Romance


Então, o Louco do Czar é um homem que foi preso por ter contrariado o Czar, e depois libertado sem ter deixado de contrariar o Czar. Este livro é o diário do cunhado desse homem, que fala sobre a sua vida, sobre os campos floridos da Estónia, sobre o que a sua irmã e o marido vão fazer à vida, etc.

Mas fala de tudo isso da forma mais aborrecida possível. O autor não compreende que as ecobulações filosóficas sobre política czarina do século XIX não interessam nem ao menino Jesus. Ler este livro foi um sofrimento absurdo.

Várias vezes o narrador diz que vai queimar o diário. Surpreendentemente, nunca o faz. Ter-nos-ia poupado muita dor.

Oriente-Expresso

 

Oriente-Expresso
Graham Greene
1932
Romance


Um livro de escrita muito simples, mas de que gostei bastante.

Conta as histórias cruzadas entre várias pessoas que viajam no comboio Oriente Expresso, cada uma com as suas características e com o seu destino. A forma como estas personagens se envolvem umas com as outras está muito bem feita, e sobretudo a forma como elas estão caracterizadas permite que a conclusão seja lógica, embora um pouco triste, e muito emocionante.

Como a escrita é precisamente tão simples foi uma velocidade ler este livro, quase ao ritmo do Oriente Expresso. É difícil parar para fazer uma pausa, porque é mesmo muito cativante.

Apesar de velhote, um livro que recomendo.

Mad★Bull 34

 

 Mad★Bull 34
Tetsu Dezaki - Magic Bus
Anime OVA - 4 Episódios
1990
4 em 10


Um OVA horrendo.

Um japonês junta-se à polícia de Nova Yorque e tem como parceiro o Mad Bull, um tipo enorme de Porto Rico que gosta de putas e vinho verde. Em cada episódio há uma senhora para salvar, e usualmente este touro enraivecido acaba na cama com a dita cuja.

De uma badalhoquice irascível, temos quatro histórias policiais com mulheres descascadas, que envolvem tiroteios, perseguições de carros e fusíveis no pintelho.

A animação é terrível, os designs são bem feios, e a capacidade deste anime para por as mulheres debaixo do capacho é mais do que a necessária.

Conforme iniciei o post... Um OVA horrendo.

Chainsaw Man

 

Chainsaw Man
Nakayama Ryuu - MAPPA
Anime - 12 Episódios
2022
7 em 10


Uma pausa no Naruto para ver um shounen um bocadinho diferente. Quem me lê sabe que eu já não tenho grande paciência para este género, no entanto o Homem Motosserra acabou por ser uma belíssima surpresa.

Neste universo os demónios circulam por aí, e um dos trabalhos mais perigosos e pior pagos de sempre é precisamente a função de os eliminar. Deku é um rapaz sem nada de seu, cuja única coisa que tem é uma ligação ao demónio da motosserra. Juntos destroem muitas coisas, apanham muitos demos, até ao dia em que ele é recrutado para fazer parte da tal organização. O arqui-inimigo é o demónio da guerra, muito perigoso.

Apesar de os personagens terem características muito infantis, nomeadamente o desejo sexual desenfreado do protagonista, servem o bastante para contar esta história de demónios bons e maus, e para nos mostrar momentos de animação fantásticos. As cenas de acção estão realmente muito bem feitas, apesar de por todo o lado haver uma explosão de sangue.

Fiquei ansiosa por saber o resto da história, e aguardo pacientemente uma nova season.

Dungeons & Dragons: Honra entre Ladrões

 

Dungeons & Dragons: Honra entre Ladrões
John Francis Daley & Jonathan M. Goldstein
Filme
2023
6 em 10


Segundo consta, nunca conseguiram adaptar bem o jogo do Dungeons & Dragons. Até agora, parece.

O filme conta praticamente a história de uma campanha, em que um bardo, um bárbaro, um feiticeiro e um druída se juntam para salvar uma menina. Penso que este filme fez um óptimo trabalho a explicar a leigos como funciona o método do jogo, as classes das personagens, o tipo de inimigos e monstros que podemos combater. Tudo isto com muito humor à mistura, e efeitos especiais suficientemente satisfatórios para trazer realismo a este universo fantástico.

Apesar de não ser uma obra prima do cinema, foi um filme muito divertido, que me manteve colada ao ecrã do início ao fim.

Um Eléctrico Chamado Desejo

 

Um Eléctrico Chamado Desejo
Elia Kazan
1951
Filme
8 em 10


Uma mulher precisa de apanhar um eléctrico. Vai para casa da sua irmã, após uma tragédia social misteriosa que a fez ter de mudar de cidade. Essa irmã é casada com um homem bruto,bêbado, violento. Como se irão todos dar?

Um filme que aborda temas difíceis para a época, como o alcoolismo, a violência doméstica e sexual e o desvio mental. Com um conjunto de actores extraordinários, que trazem à vida personagens complexos, feitos de diversas camadas que se vão revelando à medida do decorrer do filme.

A evolução da protagonista, da vaidosa à louca, é algo de estranho mas fenomenal. Este filme mostra-nos realmente a violência das relações humanas, sem entrar em grande detalhe para se escapar à censura da época, mas ainda assim com entrelinhas suficientemente evidentes para nos causar um misto de desgosto e pena.

Recomendo vivamente.

Paths of Glory

 

Paths of Glory
Stanley Kubrick
1957
Filme
7 em 10


Estamos na primeira guerra mundial o síndrome de stress pós-traumático é algo de desconhecido. Chamam-lhe "shellshock", mas ainda assim não é levado a sério. Ora, neste momento da guerra um comandante ordena aos soldados uma missão impossível. Estes recusam-se a avançar. E, por isso, três deles são escolhidos aleatoriamente para serem condenados por cobardia. Há um homem que os deseja defender. Irá conseguir?

Um filme muito relevante porque fala de um tema essencialmente ignorado na sua época, e que coloca em conflito a realidade do medo vs a coragem, e qual delas levará a avante num cenário de guerra dantesco. À medida que a sentença se aproxima e o desespero das personagens vai levando a avante, não podemos deixar de nos identificar com estes homens e colocar a pergunta do "o que faria se tivesse sido eu".

A conclusão é tanto triste como realista, os fortes sempre ganham, os fracos ficam para trás. Um filme essencial.

Janela Indiscreta

 

Janela Indiscreta
Alfred Hitchcock
1954
Filme
7 em 10


Um fotojornalista está preso em casa: partiu a perna. A sua única companhia é a empregada, a namorada e os vizinhos que ele vê pela janela. Cada vizinho tem o seu quê de único e trágico, e ele entretem-se a observá-los.

Até que uma noite sem conseguir dormir... Vê algo que lhe parece misterioso. Um crime! Com ajuda das suas amigas, irá fazer um grande esforço para o conseguir desvendar.

O que eu achei mais interessante neste filme é como, sem falar com ninguém e apenas observando, conseguimos perceber todos os detalhes de cada uma das personagens, na sua própria casa, protegidos do mundo mas a descoberto do olhar de Hitchcock.

Também achei muito giro que as personagens femininas tivessem um destaque tão grande, sobretudo num filme desta época.

Gostei muito.

Dois Actores para um Cadáver

 

Dois Actores para um Cadáver
Léo Malet
1956
Policial


Um policial sobre um actor que desaparece, um outro actor famoso, e uma amante desesperada. Um mistério bem construído mas que se perde um pouco pelas características dos protagonistas, o detective e a sua secretária.

O detective parece impossível de se aturar, mas a secretária revela uma grande coragem e originalidade enquanto "Lótus Solitário". A maior parte das aventuras acabam por ser protagonizadas pela secretária, e parece que o detective propriamente dito não faz nada de especial.

O mistério em si acaba por se tornar irrelevante, por causa desta secretária tão interessante.

Whiplash

 

Whiplash
Damien Chazelle
2014
Filme
5 em 10


Já tinha visto partes deste filme imensas vezes na televisão, mas finalmente vi-o inteiro.

É sobre um estudante de bateria jazz que é essencialmente torturado pelo seu professor até desistir. O realismo da coisa perde-se porque quando os professores fazem bullying aos alunos usualmente são afastados suficientemente rápido para que estes não sofram mais. Este não só se mantém como depois volta das cinzas para maltratar ainda mais o rapaz.

Fica como interesse os momentos de pura bateria, em que o rapaz bate nos tambores até sangrar das mãos.

De resto, nem os actores me convenceram que isto pudesse ser real.

Kaputt

 

Kaputt
Curzio Malaparte
1944
Relato de Guerra


Alguns dados importantes: a minha edição era diferente desta do Goodreads e mostrava uma suástica com uma águia em desenho bem grande. Portanto, um livro bem nazi. Noutra nota, o autor era um dos fascistas até que mudou de ideias, e escreveu este livro para relatar a verdade sobre a guerra.

Cada capítulo tem um animal como temática, e fala tanto dos actos de guerra como das opiniões das pessoas ricas com que o autor conviveu durante esta época. Estas pessoas dizem coisas terríveis como "os judeus gostam mesmo de viver no lixo", assim do género. O relato das mortes, da destruição, da pobreza, da fome, tudo isso é terrível. Mas tão bem escrito que acaba por ser viciante, por não nos permitir parar de ler por um único instante.

Apesar de a capa ser muito feia, este livro é fantástico.

Tár

 

Tár
Todd Field
2022
Filme
6 em 10


Lydia Tár é uma maestrina de sucesso. Já ganhou todos os prémios e os seus sonhos estão prestes a tornar-se realidade. No entanto, ela tem um segredo e um grande calcanhar de Aquiles: as mulheres. Cada vez que uma nova rapariga se apresenta no seu mundo orquestral, ela irá tentar seduzi-la através de favores e influência. Mas isso nem sempre corre bem.

Este filme fala sobre a queda do astro, seduzido pelas suas próprias fragilidades. Cate Blanchett faz um papel extraordinário com uma personagem absolutamente detestável, mas acho que isso não é suficiente para fazer disto um bom filme. O ritmo é lento, e dois terços do filme são impossíveis de se aturar, levando-me a um estado de quase coma.

Fartei-me de rir com o que acontece quando um maestro cai em desgraça, que é fazer lives orquestrais de música de jogos.

Women Talking

 

Women Talking
Sarah Polley
2022
Filme
5 em 10


O terrível deste filme é unicamente a parte de ter sido baseado numa história real: num culto de menonitas algures nas Américas, todas as mulheres da comunidade foram brutalmente violadas depois de terem sido dopadas com anestésico para gado. Este filme fala do que elas foram fazer a seguir.

Ora, as mulheres menonitas não têm direito à educação, então elas só podem falar umas com as outras. Há três opções: fica tudo na mesma, vingança, ou fugir. E as mulheres das principais famílias vão discutir isto até à exaustão, com todas as implicações que isso tem.

Senti que o filme falha porque o que o espectador realmente quer ver é uma vingança violenta e sangrenta. Ficamos sempre à espera que esta seja a decisão final, e quando ela não vem é absolutamente aborrecido.

Fica para a memória por ser uma história horrível.

Fushigi no Umi no Nadia

 

Fushigi no Umi no Nadia
Hideaki Anno - Gainax
Anime - 39 Episódios
1990
5 em 10


Estava ansiosa por ver este anime, porque sempre tinha ouvido falar tão bem dele, e acabou por se revelar um desapontamento.

Nadia é uma rapariga de tez escura que tem uma joia mágica desejada tanto por bandidos como por uma seita malefica. Consegue fugir graças a um novo amigo e, juntos, irão viver uma série de aventuras com submarinos e aviões, sempre perseguidos pela tal seita de gente muito má.

Infelizmente, a maior parte dos episódios são puro filler, com muitos elementos cómicos que tiram completamente o foco da história, que podia ter sido mais interessante se não fosse tão óbvia. Também a animação é muito pouco consistente ao longo da série, apesar de os designs terem algum interesse ao início (para o fim começam a fartar).

Enfim, temos o nome de Hideaki Anno, mas a única coisa de bom que ele fez neste anime foi o design de maquinaria. O resto, simplesmente aborrecido.

The Last of Us

 

The Last of Us
Craig Mazin e Neil Druckmann
2023
Série


Inspirada no famoso jogo de terror, esta série coloca-nos numa situação pandémica: imaginemos que um fungo, o cordicepto, passa a afectar pessoas, que se tornam uma espécie de cogumelo morto-vivo. Isto é muito assustador, mas mais assustador ainda é a forma como as pessoas sobreviventes se organizam, em cidades comandadas pela Fedra, uma associação governamental com laivos fascistas.

É pedido a Joel que transporte uma menina que, aparentemente, é resistente aos cordiceptos. Com isso poderão encontrar uma cura para a doença. Mas durante esta viagem iremos descobrir que o verdadeiro horror não está nos infectados, mas sim nas pessoas que ainda sobrevivem e resistem.

Com belas caminhadas por cenários destroçados, esta série fala sobre mais do que o apocalipse: fala sobre como as pessoas se adaptam, sobre como as pessoas ainda conseguem desenvolver laços. E a relação entre os dois protagonistas vai evoluindo de forma certeira, com ajuda de todas as pessoas e terrores que vão encontrando pelo caminho.

Alguns episódios levaram-me às lágrimas, e agora estou ansiosa pela segunda season.

Cunk on Earth

 

Cunk on Earth
Charlie Brooker
2022
Série


Philomena Cunk está de volta, desta vez para falar sobre a única e verdadeira história da Humanidade. Cunk está certa, nós estamos errados. Apenas ainda não sabíamos disso.

Passeando em lindas paisagens, rebolando por dunas abaixo, visitando museus variados e falando com especialistas muito espantados, Cunk mostra-nos essa maravilha que é a história, contando-nos factos estranhos e muitas vezes completamente errados. O resultado é um fartote de riso impossível de parar, seguido de um ataque de asma.

Penso que, apesar de tudo, este "on Earth" está muito focado na história de Inglaterra, e que poderia ter dado mais detalhes sobre outras coisas que aconteceram pelo mundo.

Ainda assim, ri mil, recomendo.

The Fabelmans

 

The Fabelmans
Steven Spielberg
2022
Filme
8 em 10


A história de um rapaz que podia ser a do próprio Spielberg, um rapaz que descobre a magia do cinema e que - a partir daí - deseja repeti-la para sempre.

A experiência do cinema, de fazer cinema, vem acompanhada por um drama familiar que sendo simples é também muito intenso. A caracterização das personagens permite que realmente nos identifiquemos com elas, e com elas descobrimos muito sobre a nossa própria realidade, sobre o que é verdadeiro e o que é cinema, sobre os significados das relações e o que é realmente ser uma pessoa.

Com um estilo muito directo e muitas vezes divertido, este filme transmite-nos realmente que há algo de muito poderoso no entretenimento, que a camera é uma lente que observa uma realidade que nem sempre temos como certa, e que com essa observação depois mostra, demonstra.

Gostei muito deste filme e recomendo.

Knock at the Cabin

 

Knock at the Cabin
M. Night Shyalaman
2023
Filme
5 em 10


Boa tarde caros amigos. Há alguns meses que não tocava neste blog. Sentia-me desmotivada, triste, zangada, com ninguém gostar das minhas reviews, apesar de o número de visualizações ter subido em flecha. Enfim, lá me convenceram a regressar, e o primeiro filme é este.

Um casal homossexual e a sua filha pequena vão passar umas férias a uma casa na floresta, quando são surpreendidos por quatro pessoas que batem à porta e os informam que um deles tem de morrer voluntariamente para que o mundo não acabe. A decisão é bem difícil, e estas pessoas não ajudam nada.

Penso que este filme coloca mais uma vez a situação de "ter de escolher alguém para um destino fatal", mas que o faz de uma forma muito pouco convincente. Na verdade, os quatro cavaleiros do apocalipse são bons demais, são agradáveis demais, não tornam a decisão tão urgente como poderia ser. Também achei a parte estética do apocalipse muito pouco original.

Considerando que tudo acaba em bem, ficamos com a sensação de que podíamos ter mais sangue, mais tragédia, mais horror.