Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

24.2.22

Um dia chegarei a Sagres

 

Um dia chegarei a Sagres
Nélida Piñon
2020
Romance


O meu pai emprestou-me este romance a propósito de o ter ganho da própria autora. Até tem uma dedicatória só para ele! Pensei que seria uma leitura bem rápida, mas afinal não.

É um livro de escrita lenta e muito complexa, que aborda o sentido da portugalidade, mas por uma perspectiva inteiramente fresca - já que Nélida Piñon é brasileira. O persoangem principal, Mateus, é um andarilho cujo sonho era chegar a Sagres. Mas quando lá chegou, partiu-se o sonho.

A grande questão deste livro está na edição fraquíssima, com imensos erros estruturais e de lógica, e também com inexactidões temporais entre cada acção das personagens. A autora parece ter pesquisado muito sobre a vida dos portugueses em Portugal e ainda assim engana-se no nome do D. Afonso Henriques, em todas as vezes.

No fundo a história é bem simples, um triângulo amoroso diferente do habitual, mas que com esta escrita densa se torna um pouco fastidiosa.

Assim, acabei por ficar bastante desapontada.

Komi-san wa, Comyushou desu.

 

Komi-san wa, Comyushou desu.
Watanabe Ayumu - OLM
Anime - 12 Episódios
2021
6 em 10


Apesar do objectivo do anime ser claro e bonito (dar atenção a jovens com problemas de comunicação), a série acaba por se tornar repetitiva e muito semelhante a qualquer outro fatia-de-vida.

Temos uma rapariga muito bonita, que toda a gente pensa ser silenciosa por ser uma verdadeira rainha. Mas a verdade é que ela sofre de muita ansiedade e, por isso, não consegue falar com os outros e comunicar. Finalmente faz um amigo, que irá dar tudo por tudo para que ela tenha uma vida social cheia de gente e de acontecimentos.

Infelizmente os acontecimentos... Já os vimos um milhar de vezes em animes do género. Temos o episódio da piscina, o episódio com maids, o episódio da comida, o festival desportivo, o festival cultural... E com todos estes temas que vemos uma e outra vez, não há personagem que mantenha o seu interesse por tempo suficiente para classificar este anime como deve ser.

Assim, foi um anime cujas OP e ED são melhores do que o anime em si.

The Tragedy of Macbeth

The Tragedy of Macbeth
Joel Coen
2021
Filme
8 em 10

Os nossos irmãos do cinema favoritos dividiram-se e agora um único Coen toma conta do filme. E que filme extraordinário!

Com um design de produção, setting e iluminação mágicos e assustadores, Coen reinterpreta o Macbeth Shakesperiano, utilizando actores inesperados que nos trazem muito de novo para estas personagens clássicas. As interpretações são fascinantes, trazendo-nos sempre novidade, e tornam o filme muito forte.

Mas é o olho observador da camera que torna este filme uma experiência altamente imersiva, com momentos de grande pânico intercalados com toda uma tensão que, crescente, pontua o filme como um pesadelo.

Penso que é sempre bom abordar os clássicos, sobretudo quando o fazem desta forma tão original.

 

Kobayashi-san Chi no Maid Dragon S

 

Kobayashi-san Chi no Maid Dragon S
Ishihara Tatsuya - Kyoto Animation
Anime - 12 Episódios
2021
7 em 10


A Maid Dragon volta a atacar, com mais moe do que nunca! Tohru defende os direitos dos dragões e das pessoas e conhece um novo dragoneta, com umas maminhas surpreendentemente enormes!

O tipo de história mantém-se, a vida diária de um grupo de dragões que se apaixonou pelas pessoas. Mas isto é tudo tão amoroso e divertido, que reconhecemos uma certa humanidade nestes dragões, apesar de serem muito diferentes de nós.

A animação é encantadora, com uma paleta de cores muito suave e ao mesmo tempo cheia de brilho, com sequências de acção muito fluídas e um cuidado extremo nestas cenas. Apenas os novos designs são muito estranhos, porque tem de haver um limite para maminhas!

Continuo a recomendar e ainda estou a fazer o meu cosple de Tohru!

Disenchantment Season 2 Part 2

 

Disenchantment Season 2 Part 2
Matt Groening
2022
Série


Estreia do novo Disenchantment, é óbvio que não a podemos perder!

Esta segunda parte da segunda season inicia-se mesmo onde nos tinha deixado: à porta do Inferno. No Inferno a horrível mãe de Bean vai querer fazer um pacto com o demo, mas será que consegue? Será que Luci afinal é boa gente? Será que Elfo irá descobrir as suas origens?

Para além da narrativa a que já nos habituámos, com piadas ácidas e hilariantes, é introduzido o tema do "castelo dos elfos", que torna a história muito mais complexa e misteriosa. Nesta season reparei na qualidade da animação, que em termos de utilização de luz e perspectiva está fantástica!

Agora deixou-nos com água na boca para saber o resto!

Mandrágora - O Almanaque Pagão 2009

 

Mandrágora - O Almanaque Pagão 2009
Vários
2009
Almanaque

 

Tinha este livro desde 2009 e nunca lhe tinha pegado. Só agora descobri que sou possuidora de uma edição muito rara e muito desejada, huhuhu

Então, este é um almanaque muito prático com tradições e usos conforme a Roda do Ano pagã, baseados na realidade portuguesa. Tem histórias de mitos baseados nas constelações e em animais do poder, festas que se podem fazer e que podemos visitar, uma lista de lugares mágicos e até receitas!

Infelizmente, em algumas secções a escrita é desnecessariamente densa, o que faz com que este almanaque não seja acessível ao mais corrente dos leitores.

De resto, penso que teria feito melhor uso dele em 2009 do que agora em 2022, mas não faz mal!

The Book of Boba Fett

 

The Book of Boba Fett
LucasFilm
2022
Série


Lembram-se de Boba Fett, o Mando que não é Mando? Pois, eu também não. Mas cá estamos no buraco do bicho onde o deixaram sozinho a morrer, e pelos vistos não só ele não morreu como descobriu uma nova família.

Depois disso, é pouco caminho até à dominação do planeta, que pelos vistos tem um spice (hmmmm) precioso nas suas areias (não é o Dune, claro que não é). No entanto agora Boba Fett é o Bonzinho Fett: é amigo do seu amigo, é amigo das pessoas, faz o amor e não a guerra.

Então a minha questão ao longo de todo o visionamento da série é: porque é que isto existe? Faz realmente falta saber o que aconteceu com o BobaFeto? Mais para o final descobrimos então o significado real desta série: o Mandalorian e o Baby Yoda! Eles voltam! Yaaaay

Porque de resto, não é mesmo nada de especial.

House of Gucci

 

House of Gucci
Ridley Scott
2021
Filme
6 em 10


Quis ver este filme por duas razões: 1. para ver as roupas; 2. porque tinham dito mesmo mal dele.

Conclusão: quase não há roupas mas o filme não é tão horrível como diziam.

Este filme conta a história da ascensão e queda da família Gucci (a das malas, sim), motivada por uma avareza e ambição incessantes que destroem as relações familiares. No fundo, o que este filme aborda é a realidade da família, o que é efectivamente uma família, e nesse aspecto pareceu-me bastante interessante.

Agora, o grande problema aqui são as performances. Se por um lado com exagero mas muito talento (como o sotaque de Lady Gaga), por outro com exagero e uma histeria que se arredonda no ridículo. Afinal, porque é que chamaram Jared Leto e lhe puseram maquilhagem quando podiam ter chamado outro actor igual à personagem e com mais jeitinho para a coisa?

Enfim, foi um filme que acabou por ser interessante e por vezes engraçado, mas não recomendaria.

Tanto Mar Entre Nós: Diásporas

 

Tanto Mar Entre Nós: Diásporas
Vários
2021
Colectânea


Obtive esta colectânea porque... Participei nela! É verdade! A convite da Patrícia Maia Noronha, outra das autoras, e mais tarde do Baltazar Gonçalves, o coordenador, escolhi um conto que - penso eu - tem algo a ver com o tema da diáspora.

Esta colectânea inclui poema, conto, ensaio, de tudo um pouco. Dividido por país de origem, mostra-nos vários autores da diáspora da língua portuguesa, com participantes do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique. A qualidade da escrita surpreendeu-me imenso! Sobretudo os autores africanos, achei-os fortíssimos e acutilantes na observação do seu país.

Também a edição está bastante boa, com apenas um erro que reparei que - por acaso - é no meu nome (usaram o meu nome do facebook e o meu pseudónimo em duas partes diferentes lol)

Se puderem por as mãos neste livro, recomendo!

Pequenas Infâmias

 

Pequenas Infâmias
Carmen Posadas
1998
Romance


Recebido na Chuva de Livros de Aniversário do BookCrossing, este livro foi uma leitura ligeira e muito engraçada.

Viajando entre várias perspectivas de vários personagens, tudo o que queremos saber foi quem deixou o cozinheiro fechado no frigorífico. Com isto vamos aprender os pequenos detalhes e infâmias da vida de cada um e porque é que todos têm uma razão para se odiar uns aos outros.

A narrativa está bem construída e a ligeireza da escrita torna este livro muito engraçado. Rapidamente deixamos de querer saber do pobre cozinheiro congelado, para a nossa atenção se virar para os pequeninos dramas de cada um e como eles tornam as relações mais picantes.

Também é um pequeno livro de cozinha!

Maoyuu Maou Yuusha

 

Maoyuu Maou Yuusha
Takahashi Takeo - Arms
Anime - 12 Episódios
2013
6 em 10


Este anime estava em freeleech num site que uso, e foi só por isso que o saquei. Revelou-se uma boa surpresa, embora com menos qualidade do que esperava de uma série que foi tão famosa na sua época.

O tema e setting lembram um pouco Spice and Wolf: temos uma rainha demoníaca que faz um pacto com um aventureiro e, a partir daí, tentará tornar as relações políticas e económicas entre os demónios e pessoas uma realidade.

Temos muita conversa política que teria mais interesse se não estivessemos num universo tão semelhante à série citada. De resto, o mais interessante acaba por ser a relação entre a demónio e o aventureiro, que se encontram e desencontram até nascer uma fagulha de amor irresistível.

A animação tem muito poucos momentos de nota, mas os designs são bastante interessantes e quase me deram vontade de os construir em cosplay, não fosse a série tão pouco digna de atenção.

A Matéria Intensa

 

A Matéria Intensa
Eugénio Lisboa
1985
Poesia


Livro de poesia que o meu pai me ofereceu tendo em vista a sua colocação no BookCrossing. 

 É um livro curto, com poemas simples, quase todos com rimas muito básicas e estruturalmente clássicos. Assim, a leitura não é especialmente prazerosa, pois os temas são desactualizados e baseados num conjunto de ideias base com as quais discordo fundamentalmente.

O primeiro conjunto de poemas, sobre a morte, marcou-me bastante, mas o resto do livro falha em grande. Lá irá ele viajar, para o primeiro que o apanhar!

As Vozes do Rio Pamano

 

As Vozes do Rio Pamano
Jaume Cabré
2004
Romance


Livro que me foi ofertado pela minha colega, a propósito do Natale. 

Trata-se de um épico sobre a guerra franquista, com uma perspectiva literalmente refrescante, pois o seu ambiente se situa numa pequena aldeia dos Pirinéus. Conta-nos a história de uma família poderosa, enquanto que por outro lado uma professora primária da actualidade descobre a pouco e pouco os segredos desta aldeia, depois de encontrar um conjunto de documentos misteriosos.

Este livro é bastante interessante, não só pela perspectiva romantizada da guerra, como também pela qualidade da escrita. Os momentos visuais estão muito bem caracterizados e o autor transporta-nos para este passado recente pleno de bandidos e heróis. Também faz uma crítica bastante ácida ao papel do catolicismo na sociedade espanhola, tanto actual como da época.

Apesar de ser um livro grande e pesado, e ao início a leitura ser bastante complexa, assim que entramos no ritmo torna-se num prazer de leitura.

17.2.22

Shirayuki Hime no Densetsu

 

Shirayuki Hime no Densetsu
Okajima Kunitoshi - Tatsunoko Production
Anime - 52 Episódios
1994
7 em 10

O que esperar de um anime da Branca de Neve? Sinceramente, eu pensava ao início que não haveria material suficiente para tantos episódios. Mas este WMT revelou-se uma viagem fantástica e maravilhosa, praticamente inesquecível!

Pegando na história clássica da Branca de Neve, este anime tem a inteligente decisão de pegar nos outros elementos da floresta e de lhes dar vida. Assim, temos uma história povoada não só de anões, mas de fadas, gnomos e outras criaturas fantásticas, que vêm a sua vida diária ameaçada por uma Rainha Má que tanto não é o que parece que a inscrevi na minha lista de futuros cosplays.

Os designs e cenários são encantadores, com cores muito vibrantes e uma natureza detalhada. Assim, acaba por ser um prazer ver este anime que, ao início, me parecia vir a ser tão chato.

Uma surpresa muito agradável que recomendo!

A Solidão das Horas

 

A Solidão das Horas
Rutinaldo Júnior | O Grito
Anos 90 | 2020
Teatro


A nossa amiga Marta ia apresentar um monólogo e assim que tivemos a oportunidade fomos ver! Fiquei muito surpreendida com tudo, desde o texto à evolução enquanto actriz da minha amiga, que foi extraordinaria.

Esta peça fala dos delírios de uma amante abandonada no seu quarto, enquanto vê as horas a passar e tenta compreender a sua solidão e o porquê de ter sido desprezada. À medida que o texto decorre vamos aprendendo que esta personagem tem mais segredos dos que o que gostaríamos.

Com uma encenação limpa, o espaço é todo dado à actriz, que num estando de constante emoção nos expõe o drama real desta personagem. Assim, temos uma peça altamente perturbadora, violenta e - sobretudo - realista, colocada nas mãos de alguém que conseguiu compreender na totalidade o drama contido neste texto.

Fez-me apenas alguma confusão o relógio parado nas 5 horas, porque era enervante olhar para ele e não o ver a avançar.

Assim, espero que todos possam ver esta peça, caso ela regresse!

Filosofia Felina

 

Filosofia Felina
John Gray
2020
Filosofia


Filosofia não é muito a minha praia, simplesmente porque é difícil para mim de compreender, mas este livro mostra algumas teorias e correntes filosóficas de maneira acessível.

Essencialmente, neste livro, o autor tenta demonstrar que as teorias filosóficas vigentes ao longo dos tempos não podem definir a humanidade como ser vivo porque, em comparação com essa outra criatura que é o gato, a vida em si pode ser muito mais simplificada.

Apesar de tudo, o autor aparenta desconhecer a maior parte das teorias de ecologia, biologia e comportamento felino, pelo que a sua obra acaba por cair curta nesse sentido.

Ainda assim, uma leitura interessante.

Ladyhawke

 

Ladyhawke
Richard Donner
1985
Filme
7 em 10


Da colecção de filmes de fantasia antigos que estávamos a ver, este foi sem dúvida o meu preferido, tanto que ganhou personagem para a (crescente) lista de planos de cosplay!

Um ladrãozeco mentiroso, um "ratito", foge de uma prisão inexpugnável dentro das muralhas de um castelo. Enquanto se vê perseguido, é salvo por um cavaleiro de negro e pelo seu falcão. Assim se vê envolvido numa belíssima história de amor e tragédia, dolorosamente pungente e - ao mesmo tempo - cheia de bonita esperança.

A narrativa do filme é altamente viciante, queremos sempre saber o que vai acontecer a seguir, o que é ajudado por um conjunto de actores (humanos e animais) com um grande poder para transmitir esta história de amor medieval.

A caracterização gráfica do ambiente também é excelente, com um guarda roupa detalhado que me fascinou e uma arquitectura muito original.

Assim, para os fãs de fantasia, recomendo vivamente!

Samitério de Animais

 

Samitério de Animais
Stephen King
1983
Terror

Quando ganhei este livro como presente de Natal, estava um pouco receosa. Afinal, King gosta de matar os animais das formas mais horríficas possível, e não me agrada muito. No entanto, este livro revelou-se viciante e com momentos muito belos e interessantes.

Um médico e a sua família mudam-se para uma cidade (no Maine, onde havia de ser). Na sua nova casa existe um elemento misterioso: um cemitério para animais de estimação, onde as crianças da cidade enterram os seus falecidos amigos desde há muitos anos. Mas será que este "samitério" esconde algo mais?

Este livro fala da relação da nossa mente com o conceito de morte, de como esta pode ser aceitada, refeita, e incompleta. Oferece conceitos e explicações curiosos e sábios, tudo num ambiente de constante stress e horror, sobretudo na segunda parte em que o terror chega a um nível incontrolável, com um final que tem tanto de horrífico como de chocante (apesar de um pouco previsível)

Assim, apesar de eu ter medo da violência contra os animais, Stephen King mais uma vez respeita as regras do seu próprio universo e traz-nos uma obra de grande qualidade.

Licorice Pizza

 

Licorice Pizza
Paul Thomas Anderson
2021
Filme
8 em 10


Fizemos questão de ir ver este filme ao cinema, apesar de na altura já ter essencialmente desaparecido de todas as salas.

Paul Thomas Anderson volta, com este filme, ao seu passado remoto, uma adolescência perdida algures na Califórnia dos anos 70. Não a Califórnia do brilho de Hollywood e dos famosos, mas algo um pouco mais suburbano. Este filme conta-nos a história inusitada da relação quase-platónica entre um rapaz, actor infantil, empreendedor e um pouco louco, e da rapariga muito mais velha que conhece a tirar fotografias na escola. Juntos irão viver aventuras diversas, irão aproximar-se e afastar-se e a conclusão... Isso já é spoiler. :)

Com uma grande química, actores muito diferentes conseguem trazer à vida um conjunto de personagens tanto bizarro como extremamente realista. Aliás, o realismo é o aspecto mais vívido deste filme, com banda sonora, guarda roupa e caracterização que nos levam para este tempo tão próximo e ainda assim tão diferente.

Também é uma crítica mordaz à indústria da contratação de actores e a alguns aspectos políticos.

Em suma, este filme é como uma pizza de alcaçuz. Algo que toda a gente gosta, mas com um sabor muito estranho!