Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

24.8.21

86

 

86
Ichii Toshimasa - A-1 Pictures
Anime - 11 Episódios
2021
5 em 10

Só agora vou começar a falar dos animes da season passada (esta season não estou a ver nenhum, só os que se mantiveram com mais episódios). Confesso que nesta season nem escolhi o que ia ver: perguntei a uns amigos o que eles gostavam e pus-me a ver todos. Erro fatal e começa logo por este "86".

Num mundo aparentemente perfeito, combate-se uma guerra com maquinaria pesada. Mal sabem as pessoas vulgares que essa maquinaria é conduzida por um conjunto de pessoas que foi expulsa da sociedade, sabe-se lá porque razão. Este anime conta a história de uma sargenta que lidera este grupo de exilados à distância e que, de certa forma, cria uma relação de amizade com eles.

Penso que este anime gostaria de ser um anime de guerra, com todos os traumas que isso implica. Mas o setting é tão inusitado (os ricos vs os exilados pobres) que não consegui identificar-me com nenhuma das situações. Os diálogos também são extremamente básicos e, como tem muitas personagens, o facto de elas morrerem ou viverem acaba por ser irrelevante.

Não tenho vontade de ver a segunda season.

Elfen Lied

Elfen Lied
Okamoto Lynn
Manga - 12 Volumes/113 Capítulos
2002
5 em 10
 

Este manga foi-me recomendado na Roleta da Geringonça.

Bem, este manga deixou-me muito dividida. É certo que na época gostei muito do anime, mas na época o anime foi revolucionário para mim: nunca tinha visto nada com tanta nudez, sangue e uma op tão loka, e na altura comoveu-me imenso. Agora, com mais uns 1000 animes no cinto, acho que já não sentiria o mesmo.

Portanto, não senti o mesmo com o manga.

Para começar a arte é um pavor. Apesar de melhorar bastante a partir do último terço do manga, foi extremamente difícil suportar aquelas meninas deformadas e feíissimas que pululavam em todas as páginas. No entanto, o ritmo era excelente até... Ao último terço do manga. Aí perde o gás e com todas as ideias de dominação mundial, criação de novas humanidades, eventos pseudo-apocalípticos, acabou por se tornar um manga como todos os outros, que acabam sempre com a mesma ideia de épico e magnânimo que, simplesmente, me pareceu excusada.

Para além disso, fiquei extremamente perturbada com todos os elementos ecchi, que me pareceram desnecessários, em nada acrescentando para a história e levando-me a um estado de permanente niquice e nojo, sobretudo porque há uma miúda de fralda e, pior, a fralda está melhor desenhada que a miúda.

Por isso, na generalidade, vou dar-lhe um 5/10, que talvez seja o que o anime merecia se eu o tivesse visto agora e não há 3000 anos antes de cristo.

Ainda assim, obrigada pela sugestão, fico sempre feliz por ler coisas novas

Ochame na Futago: Claire Gakuin Monogatari

 

Ochame na Futago: Claire Gakuin Monogatari
Aoyama Hiroshi - TMS Entertainment
Anime - 26 Episódios
1991
6 em 10

Dos animes antigos que planeei ver, este era um dos que esperava mais. Afinal, trata-se da famosa história de Enid Blyton, "As Gémeas de Santa Clara".

Infelizmente, talvez já não me lembrasse tão bem da história... Este anime fala da escola de St Claires, onde todas as estudantes são maldosas, pregam partidas às professoras, fazem tropelias diversas. E a verdade é que não me consegui identificar com elas. As gémeas propriamente ditas não são das piores, mas o conjunto de personagens é bastante desagradável.

De resto, a animação é bastante boa no contexto da época, com grande fluidez apesar de não haver dedicação ao detalhe. Os designs também são distintivos.

Recomendo apenas para os fãs do livro.

Cruella

 

Cruella
Craig Gillespie
2021
Filme
5 em 10

eu queria ver este filme sobretudo por causa das roupas, porque tinham falado tanto que os designs eram brutais e.... Bem, não achei nada de especial.

Conta a origem da personagem "Cruella", a designer de moda assassina de cães, mas oferecendo-lhe um twist de bondade que não combina nada com o conceito da personagem. A narrativa é simples, moderna, com aqueles laivos cómicos que hoje em dia se esperam sempre dos filmes. Os cenários são pouco originais, embora seja interessante que o filme se passe nos idos anos punk (apesar de a história original ser nos anos 40, ok) O design das roupas não me impressionou de todo.

Mas sobretudo, o pior deste filme é a banda sonora. Não é que ela seja má, tem muitos sons que gosto, mas está muito mal utilizada. Tem músicas a mais, estão todas seguidas, cada uma tenta estabelecer o mood da cena mas acaba por desconcentrar.

Portanto, mais um falhanço Disney, nada que não estejamos à espera.

The Departed

 

The Departed
Martin Scorsese
2006
Filme
6 em 10

Achámos este filme na televisão e com ele ficámos.

Quando a máfia irlandesa envia um dos seus "filhos" para ser polícia e a polícia envia um infiltrado para se juntar à máfia.... O que pode acontecer? Este é um jogo de presa-caçador em que ninguém pode ser descoberto mas todos desejam apanhar o outro. O filme acaba, assim, por ser um pouco complexo, com uma conclusão algo confusa e - penso eu - injusta.

Ainda assim, compensa pela extrema qualidade dos actores, que transmitem com grande precisão o sentimento de estar entre a faca e a parede. Alguns personagens são de uma violência extrema, o que choca, mas as interpretações tornam as situações altamente realistas.

Mais um filme que me deixou sem saber bem o que pensar.

Minari

 

Minari
Lee Isaac Chung
2020
Filme
7 em 10

Um dos grandes vencedores dos Oscares, Minari conta-nos a história de uma família de coreanos na América. O marido deseja cumprir o seu sonho de ter uma quinta, mas será que vai tudo correr bem? E quando a avó chega da Coreia, o que se altera?

Este é um drama familiar com um toque de originalidade mas que, apesar de tudo, não se ultrapassa. A parte muito positiva é que se mantém sempre imprevisível e de todas as formas como a história podia ser explorada, a autora escolhe sempre aquela que - sendo muito realista - é a menos esperada. Assim, este filme está constantemente a surpreender-nos.

Apesar de tudo, não me satisfez a conclusão. Foi um filme que me deixou dividida.

Les Maîtres du temps

 

Les Maîtres du temps
René Laloux
1982
Filme
6 em 10
 
 Das três longa metragens do autor, sem dúvida a mais acessível. Conta a história de um rapaz que se perde num planeta misterioso e que é ajudado a encontrar o caminho de volta por  um conjunto de viajantes. Este filme explora a relação entre o tempo e as personagens, o que se torna bastante interessante e imprevisível.

É um filme mais leve, com alguns momentos muito engraçados e um comic-relief sempre constante, mas ainda assim com capacidade de pensamento e de considerações sobre a natureza humana. A arte é, mais uma vez, belíssima, com cenários muito originais e toda a criação de um universo único.

Após ter visto estes três filmes, recomendo vivamente o autor.


9.8.21

Gandahar

 

Gandahar
René Laloux
1987
Filme
6 em 10

Depois do Planeta Selvagem, decidimos ver os outros dois filmes do mesmo autor. Gandahar é um filme de aventura, em que num planeta misterioso a população é ameaçada por temíveis homens-máquina. Estes são liderados por uma pila um cérebro gigante e o nosso herói vai ter de andar pelo passado e pelo presente para o combater.

Os conceitos deste filme são sem dúvida mais políticos, com um forte paralelismo à nossa realidade e uma crítica pouco discreta aos sistemas fascistas. Confundem-nos as secções em que os personagens "se amam" e o desenho do grande inimigo, o cérebro, não beneficia muito bem... O facto dele ser um cérebro. E não uma pila.

Assim, este filme é bastante mais acessível que o anterior, mantendo a arte luxuosa.

Seton Doubutsuki: Risu no Banner

 

Seton Doubutsuki: Risu no Banner
Kurodia Yoshio - Nippon Animation
Anime - 26 Episódios
1979
6 em 10

Este anime faz parte de um desafio que coloquei a mim própria de ver alguns dos animes que passaram em Portugal antes da minha existência. Este é o muito famoso "Bana e Flapi", que terá passado na RTP. Vi com uma dobragem em espanhol, que foi o que se arranjou, e foi divertidíssimo!

Banner é um esquilo órfão que foi criado por uma gata, em casa das pessoas. No dia em que a sua casa pega fogo, perde-se da mãe-gata e vai parar à floresta, onde fará novos amigos e se terá de adaptar para poder pertencer à comunidade dos esquilos da floresta. Terá de aprender a defender-se de predadores e de outras coisas desagradáveis.

É um anime simples, encantador, que nos mostra a vida na floresta e nos inspira a proteger tudo o que lá vive. Os personagens têm personalidades bem marcadas, o que nos permite ter realmente um sentido da "comunidade dos esquilos". A animação é fluída e bem estruturada, mesmo para a época.

Enfim, um anime que nos faz voltar à infância!

Bo Burnham: Inside

 

Bo Burnham: Inside
Bo Burnham
2021
Especial de Comédia

O que faz um comediante quando está fechado em casa por causa de uma pandemia? Faz um especial de comédia! E sofre, também sofre.

Já conhecia este comediante de outras andanças e sei que ele gosta de cantar. Neste especial com cerca de uma hora, ele canta diversas canções sobre o que sente em relação ao isolamento pandémico, e partilhando opiniões sobre as coisas que vê na internet. O resultado é muito engraçado, sobretudo tendo em conta que ele fez tudo isto sozinho, comprando porcarias na internet de forma a aplicá-las nos seus vídeos.

Apesar de tudo, este especial também tem um lado trágico, que é a depressão, a ansiedade, e o sentimento de alienação causado pelo isolamento. Também é tudo muito bem transmitido, e mesmo com o ar de comédia não podemos deixar de nos sentir um pouco mal perante isto.

Portanto, se gostam de canções para rir, este filme é para vocês!

La Planète sauvage

La Planète sauvage
René Laloux
1973
Filme
7 em 10

Sabem aquelas BDs francesas antigas em que parecia que estávamos em ácidos? Este filme é isso, mas em animação.

Num planeta perdido, os Oms (estranhamente parecidos com humanos) são animais de estimação de pessoas azuis, imensas, num mundo gigantesco que não os compreendo. Um Om acaba por aprender o funcionamento do mundo ao assistir às aulas da escola da sua dona. Depois disso, irá lutar pela liberdade da sua espécie.

O filme é uma viagem por este mundo encantado e selvagem, pleno de fauna e flora que desconhecemos. Os conceitos deste universo são tão fantasiosos que novas palavras chegam a ser inventadas. E tudo isto é algo de fascinante. Apesar de a animação em concreto ser bastante simples, as imagens que nos são dadas de forma estática são de uma beleza extraordinária. É também um filme que enfrenta a humanidade enquanto ser inferior e nos apresenta uma sociedade alienígena muito curiosa.

Recomendo!

 

Ongaku

 

Ongaku
Iwaisawa Kenji
Anime - Filme
2020
7 em 10

Este anime foi recomendado na Roleta da Geringonça.

Então, vi "Ongaku" logo no próprio dia, mas foi difícil decidir-me por um rating. Este anime é para mim: é um anime para fãs de rock feito por fãs de rock. As referências são impecáveis, a banda sonora excelente e algumas das cenas de animação são absolutamente brutais.

No entanto, precisamente por isto penso que o filme possa não ser especialmente acessível. Vi com o meu coisinho que ficou à nora sobre quando era passado o anime (eu supus final de 80s por causa das fardas). Também achei que o humor era muito seco (embora tenha funcionado comigo, fartei-me de rir) e a animação muito inconsistente: em algumas cenas dão tudo, noutras até dos olhos se esquecem.

Por isso, vou dar-lhe 7/10, embora seja um 7 altinho



Mob Psycho 100 II

 

Mob Psycho 100 II
Tachikawa Yuzuru - Bones
Anime - 13 Episódios
2019
6 em 10

Este anime foi recomendado na Roleta da Geringonça. Recomendaram 3 e este foi o terceiro dessa ronda!


Não tenho muito a dizer, é muito semelhante à primeira season, de que eu não tinha gostado particularmente. Se o primeiro episódio desta puxava bastante potencial para o desenvolvimento das personagens, seguiu-se durante mais 12 episódios com uma série de gags e eventualmente uma luta meio apocalíptica que me pareceu de uma absurdidade fantástica, concluindo num bróculo gigante. 

Estes elementos pseudo-políticos estragaram um pouco o potencial do desenvolvimento que tinha falado anteriormente. 

De resto, a animação é engraçada, mas nota-se que tem momentos de poupança.

Flatliners


  Flatliners
Joel Shumacher
1990
Filme
5 em 10

 Outro filme apanhado na televisão.

Um grupo de estudantes de medicina quer fazer história e compreender a vida após a morte. Por isso, matam-se uns perante os outros, na esperança de serem ressuscitados passado alguns minutos. Infelizmente, nem tudo corre pelo melhor, pois passam a ser literalmente atormentados pelas figuras do seu passado. Terão de enfrentar os seus traumas para poderem ultrapassar isto.

Se a ideia do filme até tinha o seu interesse, a concretização é tão absurda que tudo deixa de fazer  sentido rapidamente. Todos são violentamente atacados pelas crianças que bullyzaram na infância, ou por outras situações igualmente patéticas. Os momentos de acção médica não têm qualquer realismo, e o espaço onde tudo se passa é estranhamente bizarro.

Os actores também não têm nenhuma especial capacidade de interpretação para poder tornar este filme tão assustador como pretendia ser.


Jantar de Idiotas

 

Jantar de Idiotas
Jay Roach
2010
Filme
6 em 10
 
Agora que finalmente estou de férias (inacreditável!) vou tentar actualizar aqui este espaço com as coisas que faço quando não estou a estudar ou a trabalhar. Tenho duas páginas do meu bloco da Hello Sweetie com coisas para escrever, portanto desejem-me sorte!
 
Então, este filme foi apanhado na televisão. Está sempre a dar e finalmente o vimos. Um jovem trabalhador de uma empresa quer crescer profissionalmente e é convidado para um jantar em que vão premiar o maior tolo de sempre. Felizmente, ele conhece o maior tolo de sempre na rua. Infelizmente, este vai atormentar-lhe a vida. Mas será que podem ter uma relação de amizade?
 
O filme é pateta e divertido, feito de enganos e tropelias concretizadas pelo maior tolo de todos. A interpretação está muito engraçada e apesar das situações inusitadas que se vão repetindo, acabamos por entrar no filme. O mais engraçado são sem dúvida os ratinhos taxidermizados.
 
Ainda assim, não é um filme que tenha qualquer tipo de moral elevada ou narrativa especialmente bem construída.