Monstro
A. M. Catarino
2018
Romance
Comprei este livro no Fórum Fantástico: li a sinopse e achei absolutamente fascinante, por isso não perdi a oportunidade! No entanto, fiquei bastante desapontada. Vejamos.
Este livro fala sobre uma criatura misteriosa, envolvida com as trevas, que não compreende a humanidade mas que, num novo tempo, numa nova era, volta à realidade e conhece a história de uma comunidade, encontrando também dentro de si uma série de características que o tornam humano, apesar de indiferente.
Ora, isto é uma ideia - se me permitem - genial. Adorei tudo o que estava relacionado com o Montro, a sua relação com o que o rodeava, as suas descobertas dos sentidos e das sensações, a forma como se envolveu na situação. O que não gostei foi precisamente todo o universo em que a história se passava.
Este livro é uma mistura entre terror e ficção científica, mas penso que tudo teria funcionado melhor se o Monstro tivesse surgido no nosso tempo e na nossa realidade. Assim, as personagens teriam um fundamento mais realista e mais profundo, tal como a própria narrativa, que muitas vezes se perdia em detalhes que não eram de todo necessários ao desenvolvimento da história do Monstro que, no fundo, era o tema do livro.
Assim, senti que estava tudo muito misturado e que o autor estava um pouco perdido na sua própria história, atribuindo características inesperadas aos personagens e nada verosímil. Noutra nota, poderia ter havido um melhor trabalho de edição, pois algumas passagens são um pouco confusas e há alguns erros de tipografia.
De todos os modos, parabéns ao autor pela ideia do Monstro, que me encantou imenso!