8.11.16

Hot Water Music

Hot Water Music
Charles Bukowski
1969
Contos

Li este livro na tradução brasileira, na qual o título era "Numa Fria". Optei por colocar o título original, porque o da tradução não me parece fazer muito sentido. De qualquer forma, dou os meus cumprimentos à equipa de edição, porque traduzir este livro deve ter sido uma empreitada e tanto e está muito bem feito. :)

Trata-se de um livro de contos e crónicas bastante curtos do autor beat honorário, Charles Bukowski. Todos os contos tratam de assuntos da decadência do artista, com muito álcool, sexo que corre mal e corridas de cavalos à mistura. A linguagem é crua e directa e existem aqui muitas coisas que acabaram sendo citadas pelas novas gerações, como exemplos de uma vida que pode ser vivida com alegria.

No entanto, quem pensa isso destes contos talvez não os tenha lido como deve ser, porque me parece a mim que o autor escreve um manifesto muito próprio contra a sua própria maneira de viver: ele sabe que tudo o que o rodeia é decadente, trata-o com humor, mas parece que tenta escapar deste ciclo, sem nunca conseguir.

Existem muitos personagens recorrentes nos contos, incluindo alguns momentos em que um personagem de um aparece em outro com outras pessoas. As ligações entre eles acabam por ser um pouco difíceis de constatar.

Ainda assim, gostei bastante deste livro, porque é muito divertido à sua maneira.

Sem comentários:

Enviar um comentário