25.11.16

Dança com Lobos

Dança com Lobos
Michael Blake
1988
Romance

Este é o livro que deu origem ao muito famoso filme, vencedor de sete óscares, que eu nunca vi. :)

Tudo começa quando um simples soldado viaja para um forte perto da fronteira, na época em que ainda decorre a guerra civil dos Estados Unidos. Lá chegado, descobre que o forte está abandonado e, assim, dedica-se à vivência com a natureza. Acaba por encontrar uma comunidade índia e, a partir daí, procura reunir-se com ela, acabando por se tornar também ele parte dessa cultura.

O livro é simples, estando bastante bem escrito, relatando bonitos momentos paisagísticos e algumas cenas de intercâmbio cultural entre as duas "civilizações" que estão muito bem descritas. Ainda assim, gostaria de ter tido uma melhor visualização dos hábitos índios, embora as imagens sejam claras. A forma como os personagens se conseguem comunicar enche-nos de fascínio e leva-nos a tentar tomar o seu lugar: como procederíamos nós a este contacto?

Existem várias cenas plenas de acção que me pareceram ligeiramente desnecessárias, como a desvalorização da vida humana e animal pela parte de ambas as comunidades, embora no caso dos índios esta seja sempre indicada como necessária em pleno para a sobrevivência.

Gostaria de mais descrições de objectos e roupas.

O final é satisfatório, embora bastante pessimista. Depois de toda esta história, gostaríamos de ter pelo menos um pequeno raio de esperança.

Sem comentários:

Enviar um comentário