17.10.16

Reflexões Sobre a China

Reflexões Sobre a China ou As Atribulações de um Ocidental no Ocidente
Álvaro Guerra
1976
Ensaio

O último dos livros que apanhei no jardim. Agora, já enviei um e-mail para a biblioteca que organizou a iniciativa a saber o que devo fazer com estes livros (devolvê-los? Libertá-los?). Espero que sejam simpáticos... ;___;

Este micro-livro é um pequeno ensaio sobre a experiência do autor na China, no ano da morte de Mao Tse-Tung. O livro fala brevemente de alguns aspectos de todos conhecidos nos dias de hoje, como as manifestações culturais, a política de natalidade, a política marxista-leninista, etc. Também inclui uma cronologia bastante detalhada da história da China do século XX, o que é de interesse para quem goste do tema.

No meu caso, esperava um certo manifesto de apoio ao país de então, o que não acontece de todo. Ao iniciar a leitura, após o prefácio, esperava também alguns detalhes sobre a vida das pessoas na China, de uma forma um pouco mais pessoal e menos ligada à política, o que acabou por não acontecer.

De todos os modos, é um livro minúsculo que se lê num par de horas e nos dá uma ideia bastante concreta dos ideais políticos deste país, nesta época.

Notei agora que o título é um pouco estranho. Não deveria ser "atribulações de um ocidental no oriente"? :p

Sem comentários:

Enviar um comentário