30.9.16

O Século Primeiro Depois de Beatriz

O Século Primeiro Depois de Beatriz
Amin Maalouf
1992
Romance

Mais um livro roubado do picnic :) Este autor é muito querido do pessoal do BookCrossing, então estava muito curiosa em experimentar. Foi uma tentativa muito interessante!

Num futuro próximo, acontece uma desgraça: aparece um medicamento que faz com que as pessoas tenham filhos apenas do sexo masculino. Tendo esta ideia em conta, que coisas bizarras podem acontecer com o nosso mundo?

É a partir deste mote que o autor explora, na voz de um narrador neutro e, ainda assim, cheio de personalidade, temas como a sexualidade, o feminismo, a religiosidade e o racismo. De certa forma, podemos quase fazer uma analogia do mundo do autor com o nosso mundo real, que continua pleno destes temas. Quase se pode dizer que é um livro premonitório, embora a causa dos nossos problemas actuais seja diferente.

No entanto, achei que o autor poderia ter explorado um pouco mais os temas do amor familiar e paternal, que acabaram por ficar um pouco ignorados perante os acontecimentos do planeta. Talvez se estes assuntos tivessem sido mais trabalhados a impressão geral do livro tivesse sido muito mais forte.

Ainda assim, é um autor para repetir! =D

Sem comentários:

Enviar um comentário