6.9.16

Daft Punk Unchained

Daft Punk Unchained
Hervé Martin-Delpierre
Filme 
2015
6 em 10

Um filme essencial a quem quiser saber um pouco mais sobre a vida e obra dos robots preferidos do panorama musical. :)

Este é um documentário sobre os (já) míticos Daft Punk: dois robots que fazem música electrónica. Com este filme aprendemos muitas coisas sobre eles. Nomeadamente que eles não nasceram robóticos e que se foram tornando máquinas ao longo do tempo, até a um ponto de viragem súbito. Não conto mais para não estragar a surpresa.

É muito curioso vê-los fora das máscaras (ou das suas caras, se preferirmos) e como tudo começou: faziam parte de uma banda de grunge nos idos anos nineties. Depois de uma violenta crítica numa revista, procuraram modificar-se e encontraram uma paixão pelo house, que vinha aparecendo no ambiente subterrâneo da França dessa época. São entrevistadas muitas pessoas que participaram na construção desta obra, desde produtores e amigos a pessoas que entraram sonoramente nos seus trabalhos.

A dupla é-nos mostrada como humilde e plenamente apaixonada pela sua música, a ponto de preferirem perder a identidade enquanto pessoa para se dedicarem completamente aos sons. De certa forma, isto acabou por se tornar na sua imagem icónica, o que me pareceu que não era o pretendido ao início...

Para além disso, ficamos a saber um pouco sobre a construção das músicas em si, sendo que o filme tem uma banda sonora exemplar.

Finalmente, fica a nota de que há uma curta entrevista ao grande Leiji Matsumoto, que nos dá um insight fora do comum. :)

A quem gosta de música electrónica, vale a pena ver este documentário!

Sem comentários:

Enviar um comentário