19.5.16

UN-GO

UN-GO
Mizushima Seiji - Bones
Anime - 11 Episódios
2011
6 em 10

Este é um anime policial e de mistério, passado num futuro muito próximo. Um jovem detective, que tem grande paixão por detectivar, encontra-se numa situação bicuda de desemprego quando lhe começam a aparecer casos em catadupa, que resolve com discrição e alegria.

O anime é semi-episódico, sendo que vários casos vão sendo resolvidos pela mão deste personagem, com uma ajuda de um compincha. Casos estes acabam por ter o seu interesse em termos conceptuais, pois - devido ao ambiente em que o anime grassa - nos mostram uma perspectiva de futuro bastante interessante e realista. Faz uso de objectos da actualidade que poderão mesmo evoluir até este ponto, como por exemplo as bases de dados de voz, hologramas e todos esses elementos.

Infelizmente, o anime peca porque existe um personagem que eu chamo de "perfeitamente inútil". Trata-se do tal compincha do nosso amigo, que se transforma em mulher e tem o poder mágico de ler pensamentos e coisas que tais. Ora, isto dentro do contexto acaba por denegrir os outros personagens, porque lhes retira a capacidade de dedução e facilita demasiado a resolução de cada caso, sendo que o design da pessoa em si não faz qualquer tipo de sentido e aparenta estar ali apenas para dar um cosplay muito giro.

A arte é cativante, com um bom uso do estilo rascunho e boa utilização de cores, mas não existem cenas de animação protuberantes que saltem à vista e nos façam acreditar que este é realmente um anime espectacular. O mesmo se passa com a música: se tanto a OP como a ED têm um certo estilo indie modernizado, a banda sonora com um toque espanholado calha e soa mal.

Escrevo isto hoje, para amanhã não mais lembrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário