16.4.16

Sete Contos Góticos

Sete Contos Góticos (Volume II)
Karen Blixen
1934
Contos

Também comprei este volume na feira do livro da Oficina do Cego. Já disse que também tentei vender lá alguns livros! Foi lá que finalmente desovei a colecção incompleta de Loveless que já não queria e que me vinha ocupando espaço xD

Comprei este livro ao engano, porque só mais tarde reparei que se tratava do segundo volume: em vez de sete contos góticos só tive direito a três. No entanto, talvez tenha sido pelo melhor, porque não apreciei mesmo nada a forma de escrita e capacidade descritiva da autora.

Os três contos tratam de temas misteriosos em terras cheias de frio e neve, recriando assim uma ambiente puramente "gótico" europeu, sem no entanto ceder à pressão de povoar as histórias de monstros horrendos ou temíveis espectros. Mas a forma como as histórias são relatadas acaba por ser aborrecida e intimidante: dentro de cada história os personagens contam outras histórias, cujos personagens contam outras histórias. Uma espécie de "Mil e Uma Noites" modernizado.

Ora, isto torna a leitura um pouco confusa. Para além disso, o tipo de linguagem utilizado é antiquado para a época em que o livro foi escrito, talvez em imitação do clima vitoriano em que as histórias se passam.

Não me senti nada agradada por esta autora. Voluntariamente, não voltarei a repetir.

Sem comentários:

Enviar um comentário