15.4.16

Ghost World

Ghost World
Daniel Clowes
2000
Banda Desenhada

Volume que me foi oferecido pelo meu Qui pelo Natal de 2015. :)

Como sabem, não estou muito habituada a ler banda desenhada, sem ser manga e alguma BD nacional. Assim, este livro foi uma boa experiência introdutória.

Ghost World conta a história de duas amigas vagando pelo mundo da sua adolescência, metendo-se com os outros, pegando partidas e, no fundo, esforçando-se por se encontrarem na sua identidade. As personagens estão muito bem estabelecidas, na sua personalidade e na sua evolução que levará, em consequência, ao seu afastamento. É na força destas personagens que o leitor encontra o fio narrativo, que se alinha na direcção dos acontecimentos que as duas raparigas provocam nos outros e em si mesmas.

O mais espantoso deste livro é a linguagem utilizada. Na contra-capa há uma referência que gostei: "uma espécie de Catcher in the Rye para uma nova geração". Foi exactamente isso o que senti: este livro é escrito por jovens e para jovens, numa linguagem que apenas eles compreendem. Por isso o livro será acessível para alguns (os desta geração) mas estranho para outros. Isto acaba por se reflectir nas atitudes descompassadas das personagens, o que acaba por tornar a leitura muito interessante.

Também gostaria de fazer uma nota para a arte, pois é de certa maneira bastante original. Os tons de branco e verdes, apesar de muito simples, dão um toque de cor que fica na nossa imaginação. Para além disso, gostei do facto de as personagens serem todas bastante "feias", perante os parâmetros a que estamos habituados, o que as torna muito realistas.

Foi uma leitura interessante e que me deixa curiosa para ler mais comics em Inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário