15.4.16

A Salvação de Wang-Fo e Outros Contos Orientais

A Salvação de Wang-Fo e Outros Contos Orientais
Marguerite Yourcenar
1938
Contos

Este livrinho foi adquirido juntamente com A Ratazana. Posso dizer que gostei imenso dele!

Li os meus primeiros livros de Marguerite Yourcenar muito miúda e, por isso, talvez não tenha tido a capacidade de os apreciar devidamente. Assim, não tinha muitas expectativas em relação a este minúsculo volume de contos. Foi uma surpresa muito agradável e deu-me muita vontade de ler mais e mais livros desta autora!

Tratam-se de dez contos com um tema em comum: o oriente. Mas, para a autora, o oriente é um espaço que compreende muitos locais, desde a Ásia propriamente dita, China, Japão, Índia, incluindo países como a Grécia e a Turquia. Assim, cada conto é muito diferente do anterior. A autora faz, então, uma recolha de alguns mitos e lendas tradicionais, também se inspirando em magnas obras da literatura desses países (como "O Romance de Genji", um maravilhoso livro) para criar as suas próprias histórias.

São violentas e estranhas, remetendo-nos para um universo passado que envolve mortes trágicas e figuras femininas misteriosas e fortes. No entanto, o final de cada conto é sempre diferente do que esperamos e, assim, cada história é uma surpresa.

A minha preferida foi mesmo a primeira, "A Salvação de Wang-Fo", porque está escrita de forma muito bela e o final é comovente e quase romântico. Mas o facto de estar bem escrito não se limita a este conto, sendo que todos os outros estão elaborados com uma mestria rara e, talvez, perdida.

Recomendo vivamente este pequenino como introdução à obra da autora. Tanto, que o partilharei :)

Sem comentários:

Enviar um comentário