Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

7.2.16

Anomalisa

Anomalisa
Charlie Kaufman & Duke Johnson
2015
Filme
8 em 10

Gosto de ver os nomeados para Óscar de animação. Os outros é-me indiferente, mas para mim a animação é importante. Tendo isto em conta, vimos este filme nomeado e foi uma experiência maravilhosa e espectacular.

Um escritor de auto-ajuda vai a outra cidade dar uma palestra. Mas ele tem um problema: para ele, todas as pessoas têm a mesma voz. São todos iguais. Os seus amigos, a sua mulher, o seu filho, são todos a mesma pessoa. Claro que isso deixa uma pessoa um pouco insatisfeita com a vida em geral. Mas, subitamente, ele ouve uma voz diferente! E encontra uma mulher chamada Lisa.

A narrativa é muito forte, apesar de ser rápida. Tudo se passa num único dia. É uma história humana e intimista, um relato da depressão e da incapacidade de lidar com o mundo que nos rodeia. E isso não seria possível sem duas personagens fortíssimas, que se encontram e desencontram num momento muito intenso, um momento de amor puramente efémero porque nada pode vencer o estado catatónico em que o homem se alojou.

Para além disso, temos uma animação revolucionária e puramente brilhante. Para começar, temos um elemento de stop-motion com marionetas feitas por impressão 3D, uma coisa nova. Mas estes bonecos estão integrados com um elemento digital tão forte como discreto. Isto faz com que as expressões e os movimentos do corpo sejam altamente realistas, de uma forma que chega a impressionar pelo grafismo perfeito (que só tem a melhorar quando versões de melhor qualidade forem lançadas). Para mais, todos os cenários são altamente detalhados, criando um mundo altamente realista e enquadrado nas coisas que realmente existem. Existem algumas sequências surrealistas muito intensas, que acrescentam mais densidade emocional à história e, para além disso, estão tão bem executadas que reflectem a qualidade técnica da animação.

Também temos uma banda sonora exemplar, muito bem enquadrada com cada cena mas com peças únicas e memoráveis.

Já vimos o filme há uns dias, mas ainda não deixo de pensar nele. Se este filme não ganha o óscar de animação, significa que Hollywood não está preparado para filmes desta magnitude.

Sem comentários:

Enviar um comentário