27.1.16

O Coração das Trevas

O Coração das Trevas
Joseph Conrad
1902
Novela

Livro que me foi oferecido pelo Stepfather em celebração do meu aniversário! Só estou a lê-los agora, os dos meus anos... Foi um livro difícil de encontrar, mas que me foi cedido porque eu tinha recentemente visto o filme Apocalypse Now, cuja parte final foi inspirada nesta obra.

É uma curta novela, originalmente editada em três fascículos numa revista, que fala numa misteriosa viagem pelo rio Zaire, até ao chamado "coração das trevas". Estes homens vão em busca de um oficial do governo que se perdeu de tal forma na floresta que acabou por criar um culto que o rodeia e se baseia na violência e na sua capacidade vocal para convencer os outros dos seus ideiais.

Estes, acabam por não ser referidos totalmente, pois o homem em questão é encontrado em tal estado de fraqueza e loucura que tudo o que resta é o horror. Mas o horror vivido pelos marinheiros até chegarem aos seu destino, e no regresso, afecta de tal forma o capitão (o nosso narrador) que ele próprio é absorvido pelas trevas e passa a viver também esse pesadelo.

O livro descreve em profundidade as paisagens, os hábitos, tudo com uma aura de terror infundado que se torna cada vez mais vívido à medida que se aproximam do objectivo final. Quando finalmente o narrador consegue conversar com o causador de todo este problema, descobre-se que afinal não há nada para dizer: apenas para sentir e para contemplar.

Assim, temos um sobrevivente. Mas à custa de que emoções?

Um livro curto, rápido, forte e violento. Sem dúvida, memorável.

Sem comentários:

Enviar um comentário