14.5.14

Montijo - Imagens da Tradição Concelhia

Montijo - Imagens da Tradição Concelhia
Luís Maria Pedrosa dos Santos Graça
2001
Photobook

E aqui está o último livro que ganhei no concurso literário. Esperava que fosse algo denso e, como é muito grande para ser transportado na mala, decidi deixá-lo no trabalho para ler à hora de almoço. Afinal bastou uma hora de almoço para o completar. O seu destino será o meu pai, receptáculo de todos os livros estranhos que vou encontrando por aí.

Este é um livro de fotografias (photobook) sobre o Montijo, terra que tenho vindo a apreciar bastante por motivos laborais. As fotografias são muito bonitas e mostram detalhes inesperados, que eu nunca vi e que me deixaram curiosa para os ver ao vivo. Felizmente há uma lista dos locais onde foram tirados as fotografias e, assim, poderei fazer um pouco de turismo (quando houver a oportunidade, que tanto pode ser agora como daqui a muito tempo).

Em termos textuais, é um livrinho bastante informativo. Primeiro é-nos dada uma descrição leve da história da cidade. Seguidamente, falamos das pessoas que vivem na cidade (pescadores e aldeanos). Depois, arquitectura. Esta parte passou-me um pouco ao lado, porque depois da Nossa Senhora da Atalaia fiquei sem qualquer tipo de interesse em ler descrições detalhadas da arquitectura de igrejas. Mas os prédios até me parecem bem giros (eu só conheço um dos que foi referido). Finalmente, a parte que gostei mais: associações e academias. Apesar da forte tradição tauromáquica da terra, existem algumas associações que parecem bem giras, musicais e desportivas. Que pena que a que tinha grupo de teatro foi extinta, porque eu me juntaria com todo o gosto!

Foi um belo pedaço de informação. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário