Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

8.5.14

Heroína

Heroína
Helena Duque
2014
Romance

Livro para o qual me inscrevi no BookCrossing, pois gosto sempre de dar a oportunidade a literatura portuguesa. Sobretudo quando é de novos autores! Assim, vou enviar este comentário à autora... Poderá ser negativo por vezes, mas tento sempre ser construtiva. E a verdade é que gostei bastante do livro.

É um romance, daqueles de amor, vivido por uma rapariga jovem numa actualidade com que todos nós nos podemos relacionar. Acho isto o ponto mais importante do livro, o facto de falar de problemas muito próximos de nós. A dificuldade em arranjar um emprego, em manter uma relação estável, as dúvidas, os vícios, tudo isso está muito bem explorado. Descrito de maneira lírica e delicada, o livro prende-nos até ao fim devido às características de Maria Alice, a personagem principal. É uma rapariga muito real, com as suas inseguranças e num estado de depressão subdiagnosticada que lhe dá uma profundidade bastante palpável.

O mistério de Ricardo também está bem concebido, mantendo-se mesmo até ao final (apesar das tristes consequências)

Isto é, na sua génese é um livro muito bom, com uma grande carga emocional e trágica. No entanto, há alguns detalhes a apontar, que poderiam ser prevenidos com uma atenta revisão editorial (que, segundo consta, a editora Chiado não faz). Comecemos pela semântica: a utilização das palavras está muito limitada e o vocabulário acaba por se tornar repetitivo, assim como o mau uso da pontuação e algumas gralhas. Outra coisa que se nota é que a autora é uma menina (da categoria das pequeninas, isto é, com muito espaço para aprender :) ), pois há uma insistência fragrante em detalhes que não interessam. A descrição dos corpos dos homens, parece revelar uma preferência por esse tipo de homem musculado e bem-tratado. A personagem está sempre a fumar. Isto é natural para um fumador, mas a verdade é que um fumador não racionaliza sobre todos os cigarros que fuma ao longo do dia. Muito menos pensa "vou fumar este veneno podre". Também ninguém bebe uma garrafa de vinho branco todas as noites e acorda toda contente para se ir maquilhar no dia seguinte. Pobre fígado da Maria Alice! E, falando em maquilhar, porquê descrever todas as roupas que todos usam? "Vesti-me assim e assim" só é importante quando a roupa é importante para a história e, durante todo o livro, só houve um único momento em que estar vestido ou nu seria relevante.

Para além disso há alguns erros de lógica que também não passariam numa revisão. Por exemplo, "não sei quantos cigarros fumei, mas o maço estava a meio e acabei-o". Ora, se o maço estava a meio tinha 10 cigarros. Portanto, ela sabe que fumou 10 cigarros. A menos que fosse tabaco de enrolar. :>

No entanto, vejo aqui bastante potencial, que ainda requer um pouco mais de polimento (muita leitura e muita escrita) para ser uma grande obra de arte. Verdade seja dita, adorei o livro e li-o de uma ponta à outra. Fiquei com muita pena da personagem no final, mas espero que a vida continue. :)

6 comentários:

  1. Querida ladyxzeus,
    MUITO OBRIGADA PELA OPINIÃO!
    Tenho pena que não tenha chegado até mim mais cedo mas fiquei mesmo muito contente de encontrar esta crítica tão construtiva e importante!
    Concordo com tudo o que disse! Infelizmente, a revisão do texto ficou toda a meu cargo e de duas pessoas que são tão ou mais leigas que eu neste assunto. Como faço com todas as críticas, vou apontar as suas revisões no meu caderninho para ter mais atenção da próxima vez! Do fundo do coração, muito obrigada por esta crítica tão boa e tão construtiva. De certo vou tentar apreender tudo e não errar tanto na próxima vez (mas claro, haverão sempre pequenos erros! É assim que se aprende, não é verdade? eheh :D )
    MUITO OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE! Não há nada mais gratificante do que haver pessoas que realmente gostaram daquilo que escrevi e que me ajudam a melhorar!

    Será que posso publicar esta sua opinião no meu blog? Encontro-me no endereço www.helenaduque.com - Beautifulness - e adorava puder partilhar as suas palavras com outros leitores ou potenciais leitores.

    Mais uma vez, muito obrigada!
    Beijinhos xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Bem, não estava nada à espera de ter a própria autora a comentar aqui! Que honra! ;__; Na verdade, não tinha colocado nada no seu site com medo de que soasse demasiado petulante ou ofensivo. Assim sendo, colocarei lá (afinal, no geral, gostei imenso do livro)

      Cada texto é uma aprendizagem e cada vez vamos ficando melhores! Por isso, fico ansiosamente à espera do próximo. :)

      Eliminar
    2. Querida ladyxzeus,
      Nada disso! Antes pelo contrário, fiquei muito contente e toda radiante! É muito importante ter críticas como a sua: construtiva, nos aspetos bons mas, principalmente, nos aspetos maus! A próxima história está ser finalizada e, como tal, ando há procura de beta-readers. Se tiver algum interesse, tempo, disponibilidade e vontade, contacte-me para beautifulness@sapo.pt

      Obrigada!

      Eliminar
    3. :)

      Terei todo o gosto em ler as próximas obras, se bem que talvez não faça grande trabalho como beta-reader... Não tenho muito tempo livre... Mas posso tentar, pelo que enviarei um e-mail! Muito obrigada! =D

      Eliminar
  2. Mesmo com revisão editorial (que a Chiado efectivamente não tem), aconselho a recorrer a beta-readers (Leitores-beta). É difícil agradar a todos e o autor, com base nas sugestões destes leitores, tem de fazer uma selecção do que tem de melhorar e repensar. Não é perfeito, não é profissional, mas ajuda bastante :) erros como o descrito pela ladyxzeus, por exemplo, seriam facilmente apanhados por um beta-reader mais atento (aconselha-se a no mínimo 5).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ivonne!
      Como fã de fanfics (foi assim que fui desenvolvendo o meu gosto pela escrita ao longo dos anos) estou familiarizada com o conceito de beta-readers. No entanto, ninguém se mostrou disponível para ler a minha história. Pode ser que, com a próxima história e sendo que já tenho um livro publicado, possa haver mais pessoas disponíveis nesta árdua tarefa de apanhar incongruências e gralhas.

      Obrigada pela sugestão!
      E se por acaso tiver disponibilidade para conhecer e opinar sobre a minha nova história, teria todo o gosto que fosse minha b - reader :)

      Beijinhos xx
      www.helenaduque.com

      Eliminar