3.2.14

12 Anos Escravo

12 Anos Escravo
Steve Mcqueen
Filme
2013
7 em 10

Já há tanto tempo que não ia ao cinema... Mas lá fomos nós (à tarde estive no zoo, a ter aulas. Mas no zoo!)

Filme fortíssimo com um tema complicado, o da escravatura nos Estados Unidos. Solomon é um homem com educação superior, uma família e liberdade. É importante no contexto da história dizer que ele é negro. Isto porque ele é raptado e vendido como escravo para o sul, onde ainda a escravatura não foi abolida.

De um "dono" simpático, passa para um "dono" louco e sádico (excelente papel de, se não me engano, Michael Fassbender), sendo vítima de vários maus tratos repetidamente. Não vemos muitas vezes os que são infligidos a Solomon: mais ocasiões há em que os seus companheiros escravos são atacados e magoados. Isto é, a violência do filme é mais psicológica do que visual, já que não aparecem muitos detalhes nas imagens e apenas podemos tirar conclusões daquilo que está implícito nos comportamentos dos personagens.

A narrativa é linear e, pelos vistos, passam-se 12 anos. No entanto, isto não é muito claro até ao final, pois não há uma grande transformação do personagem principal, quer em termos físicos como emocionais.

Destaque para as belas paisagens sulistas, rios e florestas que nos remetem para a cronologia da história.

É um filme que perturba e incomoda, um bom filme. Mas eu não aprecio quando as pessoas fazem mal umas às outras. Objectivamente, muito bom. Subjectivamente, senti-me mal.

Sem comentários:

Enviar um comentário